ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Redação Tribuna do Vale
Outros nove antigos gestores estão de volta ao cenário neste ano
Redação Tribuna do Vale
Municípios que integram a área de atuação da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) possuem 10 prefeitos da gestão 2021-2024 concorrendo à reeleição neste pleito, de acordo com dados levantados pela Tribuna do Vale junto à justiça eleitoral.
Dos atuais gestores que integram o quadro de prefeitos da região, com 25 municípios, 14 deles estão no exercício do primeiro mandato, portanto aptos a disputar à reeleição, porém quatro abdicaram de participar do pleito eleitoral de 2024.
Estão na disputa pela sequência como chefe do Poder Executivo os seguintes prefeitos: Edão, de Barra do Jacaré; Zé Carlos, de Figueira; Régis Willian, de Jaboti; Marcelo Palhares, de Jacarezinho; Dionísio, de Pinhalão; Dartagnan, de Ribeirão do Pinhal; José Izac, de Santana do Itararé; Dr. Zezinho, de São José da Boa Vista; Germano, de Siqueira Campos, e Taidinho, de Wenceslau Braz.
Já os prefeitos Dudu, de Guapirama; Paulinho Morfinati, de Japira (foi eleito como vice, mas assumiu após o prefeito eleito, Ângelo Vigilato, renunciar); Reginaldo Vilela, de Joaquim Távora; e Bonato, de Ribeirão Claro; optaram por não tentar continuar no cargo por mais quatro anos, ficando, assim, de fora da atual disputa.
Os atuais prefeitos de Abatiá, Andirá, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Ibaiti, Jundiaí do Sul, Salto do Itararé, Santo Antônio da Platina, Quatiguá e Tomazina já estão no segundo mandato consecutivo.
REELEITOS DE NOVO
Uma coincidência marca as candidaturas de Edão, Dartagnan, José Izac e Taidinho: os quatro podem ser reeleitos pela segunda vez após serem prefeitos de seus respectivos municípios nas gestões 2009-2012 e 2013-2016, além, claro, de ocuparem o cargo no momento.
VELHOS CONHECIDOS
A eleições de 2024 ainda registra a volta de velhos conhecidos da política regional, nomes que já foram prefeitos em gestões anteriores e buscam retornar ao cargo. São os casos dos ex-prefeitos Pedro Banzé, de Guapirama; Betão, em Ibaiti; Dr. Sérgio, em Jacarezinho; Gelson Nassar, em Joaquim Távora, Valter Abras, em Jundiaí do Sul; Israel Domingues, em Salto do Itararé; Calé, em Santana do Itararé; Sergio Kroneis, em São José da Boa Vista; e Cristóvam, em Wenceslau Braz.