ANIVERSÁRIO

Redação Tribuna do Vale
110 anos se passaram da emancipação do povoado que até então pertencia a Jacarezinho e que hoje se tornou o município mais populoso da região, sendo ainda polo comercial e uma das cidades mais importantes de todo o Norte do Paraná.
Nesta terça-feira, dia 20 de agosto, Santo Antônio da Platina chega ao seu 110º aniversário de emancipação política, com uma história de progresso que transformou um pequeno povoado em um município referência em diversos segmentos.
Das primeiras famílias que chegaram – vindas primordialmente dos estados de São Paulo e Minas Gerais – seguidas por outras tantas e também por imigrantes da Europa, tornaram a cidade com amaior população regional. De la para cá, muita coisa aconteceu.
A chegada da linha férrea, a pavimentação das rodovias de acesso, a consolidação da vocação comercial, os investimentos em infraestrutura, o surgimento de nomes importantes na política regional e diversos outros fatores de grande importância histórica pavimentaram a estrada para o progresso de Santo Antônio da Platina.
Hoje são 44.369 habitantes, de acordo com dados do Censo 2022, sendo assim o município mais populoso entre os 25 da micro região da Amunorpi(Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) e o segundo mais populoso entre os 46 da macro região do Norte Pioneiro, atrás apenas de Cornélio Procópio.
Os mais de 44 mil habitantes ainda fazem de Santo Antônio da Platina a 43ª mais populosa cidade entre as 399 localizadas no Paraná e a 741ª mais populosa entre as mais de 5 mil cidades brasileiras.
População essa que hoje em dia tem à disposição um avançado número de comércios de diferentes segmentos, o que faz de Santo Antônio da Platina, como já citado, polo regional, recebendo moradores de municípios vizinhos que aqui encontram variedade e preço competitivos.
Comércio
Para se ter uma ideia da importância econômica do comércio, são mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada gerados apenas em estabelecimentos de cunho comercial. Se somados o setor de serviços, que de forma geral também tem cunho comercial, o número de trabalhadores chega a quase 6 mil, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
O comércio, porém, não é o único atrativo para moradores vizinhos. O grande número de empreendimentos na área de saúde, tanto particular quanto privada, e ainda empreendimentos de ensino, seja no ensino médio ou superior, também garantem a Santo Antônio da Platina importante frequência entre habitantes de toda a região.
CASA DA TRIBUNA
Santo Antônio da Platina foi o município escolhido por Benedito Francisquini (1958-2023), fundador da Tribuna do Vale, para ser a sede do jornal. A localização privilegiada, a importância política e a economia pujante foram determinantes para a escolha.
Não demorou para a cidade abraçar a ideia de Francisquini e permitir ao jornal uma importante expansão comercial, se tornando o primeiro com circulação diária do Norte Pioneiro e ainda ser um dos poucos jornais impressos do interior do Paraná a ter o próprio parque gráfico.