PRF, MPT e Secretaria de Justiça do Paraná realizam seminário sobre tráfico de pessoas

Evento tem como público-alvo estudantes universitários, membros de ONGs parceiras, rede de assistência judiciária, membros do MPT e policiais rodoviários federais

ENFRENTAMENTO

Da Assessoria

Nesta quarta-feira, 31, ocorrerá a 5ª edição do Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes no auditório da sede da PRF no Paraná. Este evento reunirá especialistas e autoridades para discutir diversos temas relacionados ao combate ao tráfico de pessoas.

Principais assuntos abordados:

Introdução ao Tema Tráfico de Pessoas: Este segmento oferecerá uma visão geral sobre o tráfico de pessoas, abordando suas causas, consequências e o impacto devastador sobre as vítimas. Serão apresentados dados e estudos de caso para ilustrar a gravidade do problema.

IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: Esta sessão detalhará as estratégias e ações previstas no IV Plano Nacional, que visa fortalecer a prevenção, repressão e assistência às vítimas de tráfico de pessoas. O plano destaca a importância da cooperação interinstitucional e internacional para combater eficazmente esse crime.

 

Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas com a Finalidade de Exploração do Trabalho Análogo ao Escravo e Outras Formas de Servidão: Aqui, os participantes discutirão as formas de exploração laboral que se assemelham à escravidão moderna. Serão abordadas as dificuldades na identificação e resgate das vítimas, bem como as políticas públicas e práticas de fiscalização adotadas para combater essa violação dos direitos humanos.

 

I Plano Nacional de Enfrentamento ao Contrabando de Migrantes: Serão abordadas as questões relacionadas ao contrabando de migrantes, incluindo as estratégias de prevenção ao aliciamento, os processos de repatriação e as políticas de acolhimento para garantir a segurança e os direitos dos migrantes.

 

Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas com a Finalidade de Exploração Sexual: Esta parte do seminário focará na exploração sexual como uma das principais finalidades do tráfico de pessoas, com ênfase no aliciamento de crianças e adolescentes por meios virtuais, bem como o trabalho realizado no Projeto MAPEAR.

 

Autoridades confirmadas:

 

PRF Liége Vieira – Coordenadora Geral de Direitos Humanos da PRF; PRF Bruna Bacelar – Coordenadora Geral de Direitos Humanos Substituta da PRF; Sra. Daniela Porto – Coordenadora do IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; Dr. Lincoln Cordeiro – Procurador do Trabalho; Dra. Cristiane Lopes – Procuradora do Trabalho; Sr. Eduardo Reiner – Auditor Fiscal do Trabalho; Dra. Tainah Souza – Presidente da Comissão Regional de Direitos Humanos da PRF no Pará Prof. Ms. Elenice Mara Matos Novak – Professora da Universidade Federal do Paraná; Sra. Sílvia Cristina Xavier – Coordenação de Proteção e Justiça – SEJU/PR

O seminário será aberto para participação presencial e online.

Botão Voltar ao topo