Destaques

Fim de semana marca inicio das férias para mais de 15 mil alunos da região 

Matrículas abertas para quem está interessado na Educação para Jovens e Adultos (EJA), tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio 

 

NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO

Gladys Santoro

Descanso para os estudantes, professores, funcionários, e uma dorzinha de cabeça para os pais, que precisarão ficar mais atentos aos filhos a partir da próxima segunda-feira, 8, quando mais de 15 mil alunos da Rede Estadual de Ensino estarão de férias escolares até o dia 24 deste mês.

A informação é do Núcleo Regional da Educação, com sede em Jacarezinho, que abrange colégios estaduais de 12 municípios da região: Abatiá, Andirá, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Jacarezinho, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal e Santo Antônio da Platina.

Os professores terão algumas atividades nesse período, mas os alunos não.

As escolas municipais costumam acompanhar o calendário do Estado. A secretária Municipal da Educação de Santo Antônio da Platina, Adriane Cavatoni, vai divulgar, na próxima edição da Tribuna do Vale, o calendário das férias escolares das crianças do município e também o funcionamento das creches.

 

EJA   

Para as pessoas interessadas em concluir o Ensino Fundamental (a partir dos 15 anos) ou o Ensino Médio (a partir dos 18 anos), as matrículas para o segundo semestre da Educação de Jovens e Adultos ( EJA)  nas escolas da rede estadual já estão abertas. As inscrições começaram no dia 24 de junho e vão até o dia 9 de agosto

Oportunidade para quem deseja retomar e concluir seus estudos e conquistar novas chances no mercado de trabalho, a EJA ofertará neste semestre 40 mil vagas em instituições de 277 municípios, totalizando cerca de 2 mil novas turmas.

Anos finais

A modalidade permite que o interessado retome os estudos do Ensino Fundamental II (anos finais) ou do Ensino Médio e os conclua em menos tempo e, desta forma, obtenha a qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Com 32.537 estudantes matriculados, a EJA deve ampliar o número de alunos atendidos para mais de 50 mil até o final de 2025. Para facilitar o acesso e a flexibilidade de estudos, a rede também passou a oferecer, no ano passado, a modalidade de Ensino a Distância (EaD). O aluno cumpre 20% da carga horária presencialmente e os demais 80% online, em um ambiente virtual de aprendizagem específico para as especificidades do estudante.

“Essa é a alternativa ideal para trabalhadores que têm dificuldade em frequentar aulas presenciais todos os dias ou noites, permitindo que conciliem seus estudos com outras responsabilidades”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. Os interessados pode fazer suas matrículas diretamente nas escolas da rede estadual que oferecem a EJA ou por meio do site da Secretaria da Educação do Estado, disponível neste link.

Botão Voltar ao topo