Destaques

Leigos e clérigo realizam plantio de árvores no NP

Ação fez parte do Centenário da Diocese de Jacarezinho

Redação Tribuna

O mês que se encerrou foi denominado pela Diocese de Jacarezinho como Junho Verde, na realidade, uma ação intitulada de Centenário Verde pelos 98 anos da prelazia, com isso, um convite às Paróquias para o plantio de 98 árvores em cada localidade religiosa do catolicismo no Norte Pioneiro. A iniciativa contou ainda com o apoio das Cáritas Jacarezinho e Laudato SI’.
Laudato SI’
Trata-se de uma Encíclina do Papa Francisco, na qual o pontífice reprova o consumismo e o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.
Com o slogan: Espalhe Vida, a nota da Diocese destaca que de 1º a 30 de junho “ocorreu uma ação global que buscou promover a conscientização e também deixar um legado de sustentabilidade para as próximas gerações”.
Andirá
No município andiraense as mudas foram plantadas, no último sábado, dia 29, em terreno que receberá a construção do futuro Santuário São José. A iniciativa local foi da Paróquia São Francisco de Assis, da Vila Americana, que tem como Pároco o Padre Eric Simon, que na companhia de leigos, plantaram as mudas simbolizando também as homenagens e preparações para os 100 anos da Diocese a serem comemorados em 2026.
Ibaiti
Também os fiéis que participam da Paróquia Santo Antônio de Pádua – uma das quatro de Ibaiti –, com Matriz e escritório paroquial na Vila Santo Antônio, se envolveram na iniciativa de celebrar o ‘Junho Verde – Ação Centenária Mais Verde’, promovida pela Diocese. No final de semana o Pároco Padre Luciano Alves Enes, auxiliado por leigos e estudantes, espalharam vida dando graças a Deus pelo dom da Natureza e pelos 98 anos da Diocese de Jacarezinho, plantando algumas árvores no terreno das Capelas rurais daquela Paróquia. “Que Santo Antônio abençoe as mãos que plantam, regam e cuidam, para que assim, cada vez mais o meio ambiente seja cuidado e a vida não se extinga”, disse o sacerdote.
Santa Amélia
Na Paróquia São José, do município ameliense, durante todo o ‘Junho Verde’ “celebramos com um gesto de amor e cuidado pela criação Divina, sendo o plantio de mudas de árvores, símbolo de vida e esperança para as futuras gerações. Juntos, seguimos o chamado para preservar e proteger o meio ambiente, garantindo um planeta mais saudável e sustentável para todos”, destaca a nota paroquial. Numa das iniciativas do plantio, que se deu no último final de semana, o Pároco Padre Nelson Gualiume, acompanhou alguns leigos que realizaram esta ação que faz grande diferença e um convite à sociedade em geral a reduzir, reutilizar e reciclar, assim, respeitando a natureza. Ao final do plantio, os participantes compartilharam de um café da manhã.

Botão Voltar ao topo