Redação Tribuna do Vale
A Secretária Municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina, Gislaine Galvão Inácio dos Santos informou à reportagem da Tribuna do Vale que nos dias 25, 26 e 27 de junho a Mama Móvel – Unidade Móvel de Mamografia –, estará no município para atender 210 mulheres que já agendaram antecipadamente os exames de mamografias.
O slogan deste procedimento de saúde é “Mamografia salva vidas” e as mulheres platinenses terão a oportunidade de fazer o exame na unidade móvel que estará localizada no Tiro de Guerra (TG 05-004), a partir das 8h da manhã já na próxima terça-feira, dia 25, prosseguindo até quinta-feira, 27.
A Secretaria informou que os 210 exames de mamografias foram “previamente agendados, e todas elas já estão cientes do seu exame e horário”. Gislaine ressaltou que este agendamento foi feito através de uma fila de espera e também com a demanda de Unidade Básica de Saúde (UBS).
Cisnorpi
Ela ainda destacou que a Secretaria de Saúde platinense tem uma parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), que tem ouvido as preocupações e tem trazido melhorias para Santo Antônio da Platina.
Gislaine Galvão acrescentou que a iniciativa visa beneficiar e facilitar a vida de todas as pessoas que precisam de atendimento da Saúde pública. “Nós sempre temos solicitado os serviços mais próximos da residência do paciente. E o Consórcio tem feito um trabalho conosco bem importante, não só com o Mamógrafo agora, mas com algumas especialidades que nós já podemos contar aqui. E o principal objetivo desta ação, de Santo Antônio da Platina, de receber a unidade da Mama Móvel é facilitar o acesso para que as mulheres possam fazer o seu exame e ter seu diagnóstico precoce, lembrando que este diagnóstico salva uma vida, e estamos inclusive eliminando o deslocamento destas pacientes para outra cidade, como é o caso de mulheres que tinham que ir em Ibaiti”, disse ela.
Gratuito
O exame de mamografia é gratuito e tem uma alta qualidade diagnóstica oferecendo total privacidade e, as mulheres, que aderem ao exame tendem a suas vidas salvas pelo diagnóstico precoce.
Unidade
Equipada com mamografia digital, a unidade proporciona excelente qualidade de imagens para um diagnóstico preciso.
Origem – O Mama Móvel teve sua origem em 2015, por meio de projeto apresentado pela então Deputada Estadual Claudia Vanessa de Souza Pereira (PSC), que é advogada. Naquela oportunidade a ex-parlamentar disse que o principal objetivo da proposição era fornecer o exame de mamografia para as mulheres que moram em locais de difícil acesso, identificando e rastreando alterações relacionadas ao câncer de mama.