Destaques

Semana do Meio Ambiente é destaque em escola platinense

Palestra abordou a Conscientização de Resíduo Sólidos

Redação Tribuna

 

Na Semana do Meio Ambiente a Associação Platinense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Apla) e Associação Platinense de Engenharia em Segurança do Trabalho (Aplaest) promoveram nesta terça-feira, dia 11, no Colégio Estadual Maria Dalila Pinto, em Santo Antônio da Platina, palestra abordando a Conscientização de Resíduos Sólidos, tendo como palestrante a Engenheira Ambiental e Sanitária, platinense Selma Siberia, que é formada na Bahia.

O tema foi partilhado em duas ocasiões, às 9h da manhã e às 17 horas, nas dependências daquele conceituado estabelecimento de ensino platinense. O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua/PR e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

Segundo a Engenharia Selma o tema abordado com os alunos foi sobre a Educação Ambiental e Resíduos Sólidos, “eu preparei um material bem lúdico e didático, para a faixa etária deles, para que pudessem entender bem o assunto e levar adiante esta ideia que nós pretendemos implantar dentro de Santo Antônio da Platina futuramente, sabemos das dificuldades, da parte burocrática, administrativa, mas estamos confiantes que vai dar tudo certo”.

A Professora Graça Zurlo, que também é Diretora da Faculdade de Santo Antônio da Platina (Fanorpi) e Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, foi a anfitriã da programação no Colégio Maria Dalila, recepcionando a palestrante e o Presidente da Apla, Fernando Ribeiro Santos. Na abertura da programação da Semana do Meio Ambiente ela enfatizou que “a gente precisa ter empenho, compromisso, dedicação, desta forma conseguimos atingir os nossos objetivos propostos”.

Apla – O presidente da Apla, Fernando Santos, ao fazer uso da palavra disse que “quem coloca obstáculos e limites, somos nós mesmos, dentro do que a gente vai conquistando, vamos vendo a evolução que temos. Muitos dizem que é difícil, que não vai dar certo, mas quando as coisas são mais difíceis, é mais provocativo em nós o desejo de superar”. Ele também mencionou ter sido aluno da Professora Graça Zurlo, fez uma explanação de sua caminhada estudantil, as graduações que conquistou e a profissão que exerce, também, de estar à frente da Apla, como presidente. Aproveitou para dizer dos cursos que a Associação oferece gratuitamente e da importância de os alunos acessarem as redes sociais da Apla, para saberem dos cursos disponíveis. Ao falar do Meio Ambiente disse das ações que a Apla realiza como plantio recente de árvores e o curso que acontece na próxima sexta-feira, dia 14.

Meio Ambiente – A Semana do Meio Ambiente trata-se de uma solenidade que é realizada, anualmente, na primeira semana do mês de junho, já que se comemora em 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente e, neste período, uma diversificada programação ocorre em meio a diversos segmentos, todos com o mesmo intuito, de conscientizar a sociedade em geral a respeito da importância de preservar os recursos naturais.

Criado em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem por finalidade ainda criar uma postura crítica e ativa das pessoas em relação aos problemas ambientais existentes no Planeta e, no caso do Brasil, as enchentes recentes ocorridas no estado do Rio Grande do Sul, aumentaram ainda mais o discurso e a preocupação em torno deste tema.

 

Botão Voltar ao topo