Redação Tribuna
Na próxima quarta-feira, dia 12, com início previsto para às 8h e termino às 13 horas, acontece Dia de Campo de Abacate, no Salão Paroquial de Carlópolis, à Rua Laurindo Franco de Godoy, no centro da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local e pede-se, aos interessados em participar, que doem um quilo de alimento não perecível, que será revertido para entidade social. Após as inscrições, será servido um café da manhã. E, o encerramento, se dará com um almoço.
O evento estará tratando sobre os Principais Tratos Culturais, Manejo de Pragas e Doenças e Poda. A promoção é do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR)/Iapar/Emater, com apoio da Cocamar e da Prefeitura Municipal de Carlópolis através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente.
A realização do evento em Carlópolis se dá também pela vocação e o potencial do município para a Fruticultura que assim como o abacate, é destaque na produção de goiabas de mesa, lichia, figo da índia, caqui e pimentas.
Em Carlópolis há desde 1996, quando foi inaugurada, a Associação dos Olericultores e Fruticultores, com dezenas de associados que são assistidos por profissionais engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas e especialistas do IDR-PR.
Em 2021 os produtores cooperados de Carlópolis comercializaram 133.117 quilos de abacate no mercado interno. Além da goiaba, produtores do município tem garantido a certificação Global G.A.P para carambola, pitaya, figo da Índia, lichia e abacate, este produto que será pauta deste encontro na quarta-feira, que tem a organização da Engenheira Agrônoma do IDR-PR, em Carlópolis, Luiza Rocha Ribeiro Calixto.
Segundo ela o evento é voltado “para produtores, técnicos, para quem tiver interesse na cultura do abacate, também a estudantes que tiverem interesse em participar”. Luiza Calixto acrescentou que “o evento é dividido em duas partes, uma será a parte teórica no Salão Paroquial e, depois, o pessoal vai à campo, numa propriedade perto da Cidade”.