Destaques

Cidades do Paraná participam de projeto  sobre Jornalismo e sustentabilidade

Com oficinas pedagógicas, Ribeirão Claro e Andirá estrearam suas participações no projeto cultural

Foto Projeto Crédito- Divulgação No Paraná, apenas escolas de dois municípios – Ribeirão Claro e Andirá desenvolvem o projeto

Da Assessoria

Duas cidades do Paraná, Ribeirão Claro e Andirá, estão no projeto Arte do Jornalismo e já receberam as oficinas pedagógicas para educadores da rede pública. A iniciativa cultural e educacional que utiliza o jornalismo como meio de expressão debate as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que integram a Agenda 2030 da ONU. As oficinas de capacitação reuniram 32 professores das duas cidades em maio e estão na etapa de produções jornalísticas.

“A proposta pedagógica do Arte do Jornalismo compilada no Caderno do Professor, além de alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é importante por estimular o pensamento crítico no que chamamos Trilha da Sustentabilidade. No projeto, essa trilha está diretamente conectada à Agenda 2030, documento da ONU que reúne um plano de ação formado por 169 metas ligadas aos 17 ODS, criadas para promover vida digna a todos”, avalia Allan de Amorim, coordenador do Arte do Jornalismo.

Projeto em sete cidades brasileiras

O projeto Arte do Jornalismo em Ribeirão Claro e Andirá (PR) tem o patrocínio da CTG Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Horizonte Educação e Comunicação com apoio do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho. Ao todo, sete cidades receberão a iniciativa: No Paraná: Ribeirão Claro e Andirá, em São Paulo: Avaré e Ourinhos, em Minas Gerais: Vespasiano, no Rio de Janeiro: Rio Bonito, e em Santa Catarina: Joinville.

 

Conheça as etapas do projeto

 

O Arte do Jornalismo alia cultura e educação, usando o jornalismo como ferramenta e a sustentabilidade como tema central. Professores e alunos de sete cidades produzem reportagens sobre o assunto, com o objetivo final de identificar os meios para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sugeridas na Agenda 2030 da ONU, considerando a realidade de cada localidade. O foco são escolas de ensino público (fundamental II – 8º e 9º anos) impactando professores, alunos e comunidade.

Dinâmica

A dinâmica do Projeto consiste em: oficinas pedagógicas (professores são orientados sobre os ODS, produção de textos jornalísticos e montagem de jornais); produção das reportagens (professores orientaram alunos a criar uma reportagem de sua cidade relacionada às metas de um ODS); Comissão julgadora (equipe técnica e jornalistas convidados elegem as duas melhores reportagens de cada cidade); Dia do Design (alunos das escolas vencedoras na etapa anterior recebem um designer gráfico para um workshop técnico e a diagramação coletiva do jornal da cidade); Jornal mural, e-jornal e livro (corresponde à última fase do projeto com a distribuição gratuita para as escolas participantes de um jornal mural da sua cidade, sua versão digital, e o livro do projeto que reúne os jornais de todas as cidades). Saiba mais em: http://artedojornalismo.com.br/

 

Sobre a CTG Brasil

 

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

 

Sobre a Horizonte Educação e Comunicação

Há mais de 30 anos planejando e realizando projetos educacionais, culturais e editoriais sobre meio ambiente e sustentabilidade. Desenvolvemos programas sob encomenda e com uso das leis de incentivo à cultura. Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 120 projetos nacionais realizados, com presença em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas. Acesse: http://www.edhorizonte.com.br/

 

 

Botão Voltar ao topo