Ribeirão Claro

Ribeirão Claro sedia 1º evento do 4º Encontro Regional de Líderes Rurais

Promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR encontro começa neste dia 4

Redação Tribuna/Assessoria

O município de Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro, será sede do 1º evento de uma série de 11 somente nesse mês de junho pelo Estado, promovidos pelo Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), denominado de 4º Encontro Regional de Líderes Rurais que destaca o fator cultivando conexões entre as lideranças rurais.

A reportagem da Tribuna recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 3, a programação que inclui dinâmicas e palestra com centenas de produtores rurais da região e será realizada no Resort DAJ, na Rodovia Bernardino Teodoro Ribeiro, Km 0,3.

Programação – A abertura do evento em Ribeirão Claro está programada para às 9h. Às 9h45: Momento Cultivar Conexões; 10h: Dinâmica do Protagonismo; 11h15: Palestra com Filipe Masetti, conhecido como o “Cavaleiro das Américas”, ele que é jornalista, o único brasileiro a cruzar as Américas a cavalo, percorrendo mais de 27 mil/km entre o Alasca, nos Estados Unidos e o Ushuaia, na Argentina.

Filipe escreve para o Toronto Star, o maior jornal do Canadá e a Revista Globo Rural; trabalhou no Fantástico da Rede Globo e, em 2023, lançou o seu documentário de longa-metragem sobre sua aventura pelas Américas. O objetivo do palestrante é promover reflexões sobre a resiliência necessária quando se opta por sair da zona de conforto. O enceramento está marcado para às 12h e, em seguida, será servido almoço.

Objetivo – O intuito dos 11 encontros ao longo de junho é realizar ações para o fortalecimento da rede de contatos dos participantes, partilhar dinâmicas motivacionais em grupo e promover palestras. Esta quarta edição visa reunir milhares de produtores rurais, políticos e profissionais ligados às atividades agropecuárias do todas as regiões do Paraná.

O Encontro Regional de Líderes Rurais surgiu como parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS), criado em 2018 como resposta ao fim da contribuição sindical obrigatória. A primeira série de encontros regionais ocorreu em 2019, com a participação de 1.644 produtores de 121 sindicatos rurais. Em 2022, o evento reuniu 143 sindicatos e mais de 2.380 participantes. No ano passado, o destaque foi a participação majoritária das mulheres, sendo 58% das 2.441 pessoas presentes.

Depois de Ribeirão Claro, já no dia 5, quarta-feira, o evento ocorre em Londrina, seguido de Maringá, Cianorte, Pitanga, Guarapuava, Medianeira, Pato Branco, Teixeira Soares, Castro e Rio Negro, no dia 27 de junho.

O Senar proporciona mudança de atitude do produtor e do trabalhador rural, que se desdobram para garantir alimento de boa qualidade aos brasileiros. Já a FAEP tem o objetivo de defender a representação legal da categoria econômica rural, seja no setor da agricultura como pecuária. Para o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette: “esse momento demonstra o interesse dos produtores em se engajar no sistema sindical rural, que obteve inúmeras conquistas ao longo das últimas décadas”.

 

Botão Voltar ao topo