Deputados conhecem unidade que adota o programa Parceiro da Escola*

Os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD), Márcia Huçulak (PSD) e Pedro Paulo Bazana (PSD) foram conhecer nesta quarta-feira, 29, o funcionamento do Colégio Estadual Aníbal Khury Neto, em Curitiba. Esta é uma das duas unidades da rede estadual de ensino onde está em funcionamento o projeto-piloto do programa Parceiro da Escola. A outra é o Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais.

Assessoria

“Há um debate intenso sobre este projeto. Nada melhor do que conversar com quem é protagonista deste processo e ver in loco como as coisas estão acontecendo”, afirmou Romanelli. “Conseguimos ter uma ideia geral do funcionamento desta parceria”, acrescentou o deputado durante diálogo com a diretora da escola, professora Sandra Mara Bordignon, e com o representante da empresa que faz a gestão administrativa da unidade.

Na reunião, houve questionamentos sobre a manutenção de professores efetivos e a forma de contratação de novos docentes, além de perguntas sobre índices de evasão escolar, evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), distribuição de material didático, realização de serviços de manutenção e obras, e sobre a dinâmica das aulas. Outro tema tratado foi o suporte da secretaria estadual da Educação e dos núcleos regionais.

“É importante termos esta visão da realidade de uma unidade escolar que passa por esta experiência, mesmo sabendo que as realidades são diferentes dentro da rede estadual, seja pelo porte das escolas, seja pela localização da unidade, entre outras condicionantes”, sublinhou Romanelli. “Temos que aprofundar este debate para que possamos construir a melhor solução possível”, acrescentou.

*Projeto de lei* – De acordo com o governo estadual, o projeto de lei encaminhado para a Assembleia Legislativa para instituir o programa Parceiro da Escola em 200 unidades da rede estadual é inspirado em modelos educacionais adotados em países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Coreia do Sul. O Executivo sustenta que o objetivo é contratar empresas para otimizar a gestão administrativa e melhorar a infraestrutura das escolas, sem que haja influencia no modelo pedagógico.

Botão Voltar ao topo