Redação Tribuna
Nos últimos dias muitos motoristas que fazem o trajeto de 22,7km entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina pela Transbrasiliana BR-153 – Rodovia Presidente João Goulart, tem reclamado do tempo que ficam parados neste trecho, por conta de obras de responsabilidade da EPR Litoral Pioneiro que assumiu em 28 de fevereiro os serviços de melhorais também nesta via.
O tempo de paralisação é de 1h até 1h30, numa ligação entre os dois municípios que, com trânsito normal, se faz em média de 25min.
Diante deste descontentamento, a reportagem da Tribuna do Vale ouviu a empresa EPR Litoral Pioneiro, que é do grupo EPR, concessionária responsável por administrar os 605 quilômetros de rodovias das regiões do Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro do Paraná.
De acordo com a empresa estão sob sua administração as rodovias federais: BR-153, BR-277 e BR-369. E, as estaduais: PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 que percorrem 27 cidades do Estado, incluindo a Capital paranaense.
Esclarecimento – Especificamente sobre a reclamação dos condutores de veículos de passeios e de cargas, a EPR disse que “desde que começou a operação, em 28 de fevereiro, a EPR Litoral Pioneiro realiza na BR-153, e em todo o trecho sob sua concessão, trabalhos de recuperação das rodovias. Isto inclui uma série de intervenções que têm como objetivo garantir a segurança dos usuários e a trafegabilidade das vias”.
A nota da empresa ainda lembra que a “BR-153 vem recebendo trabalhos de reparo no pavimento e na sinalização em toda sua extensão sob os cuidados da EPR Litoral Pioneiro, inclusive no trecho entre Santo Antônio da Platina e Jacarezinho. O contrato prevê que esta primeira fase do trabalho seja realizada durante o primeiro ano de operação e a concessionária atua para impactar o mínimo possível na rotina dos usuários”.
Alternativas – A interdição do fluxo de um lado da pista, tem causado congestionamentos bastante longos, o que tem causado descontentamento, já que muitas pessoas trabalham em Jacarezinho e moram em Santo Antônio da Platina, ou vice-versa, além de professores e, principalmente estudantes, que saem do município platinense, de Siqueira Campos, Quatiguá, Joaquim Távora para trabalhar e estudar, respectivamente, na municipalidade jacarezinhense. Frente a isso informou a EPR que “algumas obras demandam a interdição temporária de alguns trechos e nestas situações, o fluxo segue o sistema “Pare e Siga”. A medida é essencial para o andamento dos trabalhos e a consequente melhoria da rodovia. Por fim, a concessionária reforça que segue buscando alternativas que impactem o mínimo possível na atividade diária dos usuários da região”.
Fim de ano – A empresa responsável pelo pedágio, consequentemente, das obras nesta via da BR-153, dentre os dois municípios do Norte Pioneiro, ressalta que “os trabalhos têm o objetivo de promover a segurança e a preservação do patrimônio. A duração prevista é até o final do ano, como parte dos trabalhos iniciais previstos em contrato. Em relação ao período de vigência do sistema “Pare e Siga”, a concessionária informa que mantém o controle da interrupção do fluxo por períodos necessários e suficientes para o fluxo dos veículos parados”. E acrescentou a empresa EPR Litoral Norte Pioneiro “às vezes pode acontecer da espera for maior que a habitual, numa situação causada por um acidente nas proximidades da interdição”.
Previsão de obras – A EPR Litoral Pioneiro informou neste dia 23 de maio, os seguintes serviços em andamento em trechos da BR-153 e na PR-092:
Rodovia BR-153 | ||
Km 34 ao Km 41 | Roçada | sentido crescente |
Km 32 ao Km 25 | Roçada | sentido decrescente |
Km 34+500 | Limpeza e desobstrução de drenagens | sentido crescente |
Km 5 | Instalação de cercas | sentido crescente |
Km 50 ao Km 52 | Limpeza e perfilamento do acostamento | ambos os sentidos |
Km 18 | Reparo em viaduto | ambos os sentidos |
Km 52 | Alinhamento e reposição de defensa metálica | ambos os sentidos |
Km 50 ao Km 53 | Fresagem e recomposição do pavimento | sentido crescente |
Rodovia PR-092 | ||
Km 247 ao Km 252 | Roçada | sentido crescente |
Km 200 ao Km 210 | Manutenção de defensas metálicas | |
Km 235 ao Km 240 | Lavagem e poda | ambos os sentidos |
Km 212 | Alinhamento de defensas metálicas | ambos os sentidos |
Km 225 ao Km 219 | Roçada | sentido decrescente |
Km 308 | Limpeza e reforma de sistema de drenagem | sentido decrescente |
Km 320 ao Km 323 | Poda | ambos os sentidos |