Destaques

Primeira turma do curso técnico em fruticultura da UENP terá 25 alunos

Assessoria

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) vai selecionar 25 estudantes para a primeira turma do curso de Tecnólogo em Fruticultura com base na média aritmética do histórico escolar de alunos do Ensino Médio interessados na nova modalidade de formação superior. O edital deve ser publicado ainda e maio e a aulas iniciadas em agosto.

A criação do curso foi oficializada na semana passada, durante evento realizado no campus da universidade de Santo Antônio da Platina. “Muito importante a abertura de novas oportunidades de formação para jovens do Norte Pioneiro. Foi uma luta aprovar o curso, mas agora está tudo resolvido, inclusive o formato de seleção da primeira turma”, destacou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) nesta segunda-feira, 21.

Romanelli ressaltou o apoio do governador Ratinho Junior (PSD) e do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, para a criação do curso técnico em fruticultura, além do trabalho realizado pela reitoria da UENP. Segundo ele, a formação é resultado do grande investimento que o Paraná está fazendo em ciência e tecnologia. “O governador multiplicou por sete o orçamento. Para este ano, a área está recebendo R$ 709 milhões”, afirmou.

Demanda regional – Segundo o secretário Aldo Bona, o curso atende a uma demanda regional, uma vez que a fruticultura é uma atividade importante no Norte Pioneiro, sobretudo na agricultura familiar. “É fundamental propiciar oportunidades de formação profissional para o emprego de técnicas mais adequadas para o cultivo, a fim de aumentar a produtividade e a geração de emprego e renda, principalmente nas pequenas propriedades rurais”, afirmou.

Ele reforça a importância de alinhamento estratégico das ações desenvolvidas pelas instituições de ensino superior ligadas ao governo estadual com as vocações regionais. “Essa nova graduação está alinhada com uma orientação do governador para que as universidades estaduais possam, cada vez mais, atender demandas das áreas de abrangência”, salientou.

Mercado – Reunindo milhares de produtores, o Norte Pioneiro se destaca como polo de fruticultura, sendo a região do estado que mais produz goiaba e morango. A localização estratégica possibilita a comercialização com grandes centros consumidores, como São Paulo, Curitiba e Londrina, além de abastecer o comércio e as indústrias de polpas locais.

Botão Voltar ao topo