Destaques

Alep fará repasse de R$ 2 milhões para o Rio Grande do Sul

Recursos são para o enfrentamento à tragédia naquele estado

Redação Tribuna/AEN

A situação do povo do Rio Grande do Sul (RGS) está longe de ter uma solução diante da tragédia devido às enchentes que tomaram conta de diversos municípios, independente do tamanho do território municipal, assim como na Capital gaúcha, comprometendo todo o tipo de serviço público e privado, com números que assustam todos os brasileiros. Para se ter uma ideia da situação segundo o Boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, emitido na segunda-feira, dia 13, o Estado chegou a 147 vítimas dos temporais e cheias desde o final de abril. Também são 127 desaparecidos e 806 feridos. Já o número de pessoas fora de casa chega a 617 mil, sendo que, no total, 79,5 mil pessoas estão em abrigos e 538 mil estão desalojados, quer dizer, em casa de amigos e parentes.

É diante desta triste realidade que a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) anunciou um repasse financeiro como auxílio ao enfrentamento desta tragédia no RGS. A decisão da Mesa Executiva, com apoio de todos os parlamentares, foi divulgada pelo presidente do Legislativo paranaense, deputado Ademar Traiano (PSD), durante a sessão plenária do dia 13. Disse o parlamentar na ocasião: “a Mesa Executiva, em consonância com o Governo de Estado e em conversas com o Ministério Público do Paraná (MPR), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), vai disponibilizar recurso livre na ordem de R$ 2 milhões, além do valor dos demais poderes”. Traiano explicou que o montante será repassado à Defesa Civil do Paraná, que irá disponibilizá-lo para a contratação de serviços no Rio Grande do Sul. “O grande problema é pós-enchente”, ponderou.

Curi – O primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), afirmou que a Assembleia Legislativa do Paraná não poderia ficar de fora deste esforço conjunto de toda a sociedade brasileira para ajudar as vítimas da catástrofe no Rio Grande do Sul. “Além das iniciativas individuais de cada um dos nossos deputados e servidores, a instituição vai destinar recursos de nosso Fundo Especial para a ação conjunta de diversos órgãos para auxiliar o povo gaúcho”, disse.

Romanelli – Durante a sessão, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) elogiou a iniciativa da Mesa Executiva e as ações tomadas pelo Governo estadual com a atuação de agentes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros no estado gaúcho, além de levantar a necessidade de discussões sobre repasses mais robustos.

O Paraná é o estado da União que, proporcionalmente, mais enviou infraestrutura para o Rio Grande do Sul, quer seja em helicópteros, barcos, bombeiros, policiais civis e militares.

Botão Voltar ao topo