Capa

Seminário aponta caminhos da Segurança Pública para o Norte Pioneiro

Divisa com São Paulo, fortalecimento do turismo e integração com a comunidade foram alguns dos principais temas abordados no evento

Da Redação Tribuna do Vale

Um debate aprofundado envolvendo profissionais da segurança pública e representantes de diferentes órgãos públicos e da comunidade de forma geral. O 1º Seminário de Segurança Pública do Norte Pioneiro, realizado em Jacarezinho na última quarta-feira (08), trouxe uma série de caminhos para o desenvolvimento do segmento na região.
Entre alguns dos principais temas, situações sensíveis ao Norte Pioneiro, como ser uma região de divisa com o Estado de São Paulo, a necessidade de uma segurança pública que ofereça segurança aos turistas e integração com a comunidade para diálogo e ações integradas.
Na presença do secretário estadual de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, o evento reuniu cerca de 500 participantes, vindos de toda a região e também do Estado de São Paulo, no Cine Teatro Iguaçu.
“Esse seminário reforça a necessidade de trabalhar em prol da segurança do estado, e vou além, dos estados, uma vez que esta região faz divisa com o estado de São Paulo e viabiliza acesso ao Mato Grosso do Sul das pautas apresentadas aqui hoje vem de encontro ao que estamos fazendo na segurança pública do Paraná”, disse o secretário.
O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, major Márcio Jaquetti, lembra que a segurança pública deve ter um olho ‘inteligente’ para a sociedade. “Não basta reduzir índices de violência. Precisamos entender que há grupos mais vulneráveis, que convivem com um maior risco de violência, e que carecem de uma atenção especial não só do estado, mas de todos os representantes dos municípios que estão acompanhando o seminário de hoje”, indicou o comandante”.
Já o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, ressalta a importância do debate em prol do desenvolvimento do segmento na região. “Muito satisfeito por entender que o governo do Estado não trata a segurança pública como um tema isolado, pelo contrário, e vemos que algumas situações sociais ou casos específicos recaem sobre a segurança pública. Em uma região de divisa com outro estado, uma região que tem uma vocação turística muito forte, precisamos ter esse olhar abrangente para fazer como fizemos no evento, de buscar soluções conjuntas”.
Após a realização do evento, as polícias do Estado do Paraná e de São Paulo deflagraram uma operação conjunta no cumprimento de mandados de prisão, que resultou na prisão de suspeitos e foragidos além da apreensão de drogas.

PRESENÇAS
Além dos já citados, o evento contou com as presenças do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Jefferson da Silva; do major do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná, Ezequiel Roberto Siqueira; do delegado Amir Roberto Salmen, chefe da 12ª SDP da Polícia Civil do Paraná; capitão Glauco Andrade de Oliveira, comandante da 2ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual; do tenente Renato Augusto Dias, comandante da 2ª Companhia da Polícia Ambiental; João Vitor Oliveira, chefe de cadeias públicas, Coronel Chehade Elias Zehageha, coordenador do Ceconseg; Luiz Henrique Germano, prefeito de Siqueira Campos e presidente da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro); entre autoridades de diferentes segmentos.

Botão Voltar ao topo