Destaques

Evento das Mulheres do Café reúne mais de 400 pessoas em Japira

Produtoras de 12 municípios estiveram participando

Redação Tribuna

Uma espaçosa tenda foi montada na praça central de Japira para sediar no último dia 10, sexta-feira, o 10º Encontro das Mulheres do Café que reuniu mais de 400 participantes representando 12 municípios da região. Estiveram também presentes alguns prefeitos, dentre os quais o prefeito de Tomazina, Flávio Zanrosso, a Deputada Estadual Luciana Rafagnin (PT) que é agricultora familiar e cientista política e a Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racional e Pessoa Idosa, Leandra Dal Ponte, que é Deputada Federal licenciada pelo PSD.

O evento faz parte de um projeto coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) que surgiu há 10 anos para incentivar as mulheres cafeicultoras a produzirem café especiais, que possuem maior valor comercial do que os tradicionais.

Na ocasião a Secretária Leandre enalteceu a programação valorizando tanto as produtoras como a qualidade do café que comercializam fruto de um trabalho minucioso na lavoura. “É graças a vocês que temos um bom café, um produto que é celebrado não somente no Norte Pioneiro, mas também no Paraná e no Brasil. E isso é motivo de orgulho, porque são pessoas guerreiras, que nos representam e fazem o nosso Estado ser ainda melhor”.

Na ocasião, Leandre visitou, também, a propriedade da produtora rural Maria Lucia Vidal de Oliveira, que comentou sobre a parceria com o IDR. “Eles nos apoiam, nos ajudam, caminham junto com a gente. Sem eles a gente não conseguiria seguir nos cultivos”, afirma Lucia. A secretária esteve acompanhada do Gerente Regional do IDR-PR de Santo Antônio da Platina, Maurício Castro Alves.

Mulheres do Café – É um projeto do Governo do Estado, por meio do IDR-PR, no qual as mulheres têm melhorando a vida de suas famílias e sido reconhecidas internacionalmente com seus cafés especiais. O Instituto oferece assistência técnica para pequenos produtores da agricultura familiar. Com os cafés especiais, a instituição viu uma grande oportunidade de desenvolver o potencial dessa produção por meio das mulheres, que eram coadjuvantes nesse trabalho até então.

Municípios – Atualmente a iniciativa abrange mais de 250 produtoras, distribuídas por quatorze grupos no Norte Pioneiro: Curiúva, Figueira, Ibaiti, Japira, Jaboti, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Salto do Itararé, Joaquim Távora, Carlópolis, São Jerônimo da Serra, Ribeirão do Pinhão e Nova Fátima. Além disso, estende-se também para região do Vale do Ivaí, em outros quatro municípios. A região do Norte Pioneiro hoje conta com a bem estruturada Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná (Amucafé), que está com a sede em Pinhalão, que na ocasião do evento em Japira não entrou em detalhes mas garante que em breve está tornando público um convênio conseguido com a Itaipu.

A deputada estadual Luciana Rafagnin lembrou na ocasião que “essas mulheres representam 50% das inscrições do concurso Café Qualidade Paraná do Norte Pioneiro e são super premiadas em concursos nacionais e estaduais”.

Botão Voltar ao topo