Saúde

Pouco mais de 7 mil doses contra a Influenza foram aplicadas no município

Redação Tribuna

 

A Secretária Municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina, Gislaine Galvão Inácio dos Santos, disse à reportagem, na manhã desta quinta-feira, 9, que o município precisa atingir a meta de vacinação contra a Influenza que é de 17.110 doses aplicadas, sendo que, até a presente data, pouco mais de 7 mil pessoas foram vacinadas e, segundo ela, não é por falta de opção de lugar, horário e dias, já que está sendo feita uma mobilização bem planejada para que as pessoas tenham acesso fácil às doses.

Na última terça-feira, dia 7, por exemplo, em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), a secretaria realizou a vacinação na Praça Frei Cristóvão, da Matriz central, das 8h às 11h30, para aproveitar que os aposentados estavam nas agências bancárias em dia de pagamento, com isso, a vacina estar à disposição de todos num ambiente próximo.

Atualização – A Enfermeira responsável pelas Salas de Vacinas do município platinense é Adrielle Carvalho de Moraes que informou à reportagem que 7.669 pessoas receberam a vacina até o final do expediente de quarta-feira, dia 8.

Adrielle ainda reforçou que a partir dos seis meses de vida, todas as pessoas agora têm direito de receber as doses, não há restrição de idade a partir dos seis meses, principalmente idosos e pacientes crônicos. E disse ela que as equipes também estão indo no máximo de estabelecimentos possíveis, para vacinar. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão disponíveis de segunda a sexta-feira, há ainda a campanha de vacinação aos sábados, na Câmara de Vereadores, no centro da cidade.

Segundo a Secretária Gislaine, mesmo assim, “ainda estamos longe de atingir a meta de vacinação e as pessoas precisam se conscientizar da importância desta vacina ainda mais com a aproximação das temperaturas mais baixas com o Inverno”.

A Campanha Contra Influenza que ocorreu em 13 de abril último, se prolongou. Antes a vacinação era específica para grupos prioritários como idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas, comorbidades, trabalhadores da saúde, professores e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade. Só que o Ministério da Saúde (MS), em 2 de maio, liberou a vacinação para todas as pessoas com idade a partir dos 6 meses de vida, ou seja, todo o cidadão brasileiro tem por direito de receber a dose da vacina contra a Influenza.

Sábados – Em Santo Antônio da Platina a Vacinação contra a Influenza acontecerá na Câmara Municipal nos seguintes sábados: 11, 18 e 25 de maio. As pessoas precisam levar documentos e carteirinha de vacinação. As profissionais da Saúde chegam 8h e saem 17h, mas o atendimento ao público é das 8h30 às 16h30. Durante a semana as Unidades Básicas de Saúde também atendem normalmente.

Balanço – No último sábado, dia 4 de maio, foi novamente realizado um mutirão de vacinação da Influenza e a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina informou a quantidade de vacinas aplicadas nas respectivas unidades. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Santa Terezinha 150 pessoas foram vacinadas. As demais unidades básicas que estiveram à disposição da população e registraram quantidade de vacinas aplicadas foram: Vila Sete: 100 doses aplicadas; Vila Ribeiro: 100; Vitória Régia: 32 doses; Povoado da Platina: 84; Distrito do Monte Real: 86 doses; Distrito de Conselheiro Zacarias: 24; sede da Câmara Municipal: 461; e, na Unidade de Atenção Primária em Saúde da Família (UAPSF): 105 doses aplicadas.

A campanha se estende até o final deste mês e, a vacina, é gratuita e possui três cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Botão Voltar ao topo