Geral

No mês do Trabalho professora homenageia ex-alunos

Ela é de Barra do Jacaré e está à frente da Casa da Leitura Zélia Gattai

Redação Tribuna

Por ocasião do Dia Internacional do Trabalho, comemorado em 1º de maio, a Professora aposentada de Barra do Jacaré, no Norte Pioneiro, Aparecida Maria Silva Almeida, fez uma singela homenagem a alguns de seus ex-alunos com quem ainda mantém contato, ela que exerceu a profissão de Professora Pedagoga, Pós-Graduada em Educação Infantil e Inclusão.

Bibliotecária por amor aos livros, aos leitores e à profissão na Escola Municipal Pio XII, sempre esteve envolvida com a leitura e incentivou ao logo de sua carreira, que as crianças tivessem acesso aos livros e, deles, extraíssem o máximo possível de enriquecimento cultural.

Responsável há vários anos pela Casa da Leitura Zélia Gattai, no município barrense, de apenas 2.814 habitantes, conforme Censo de 2022 do IBGE, esta professora fez questão de, na semana do Dia do Trabalho, conversar e, posteriormente, homenagear alguns ex-alunos que passaram por sua trajetória profissional. “Nestes 35 anos à frente de sala de aula, também tive a grata satisfação de trabalhar com estas crianças e fazer parte da formação educacional delas. Passaram por nossas mãos, marcaram nossa profissão, tornaram-se homens e mulheres de boa índole sendo orgulho para seus pais e para nós professores. Tenho a maior satisfação de falar deles, são pessoas que ajudam nosso Brasil a crescer e a se desenvolver”, destacou a Professora Cida, como é mais conhecida na cidade.

Padre – O primeiro ex-aluno que ela destaca é Marco Antônio Norberto Costa, que nasceu em 12 de janeiro de 1984, no município de Barra do Jacaré. Ele é formado em Filosofia, Teologia. É Pós-Graduado em Catequese e está estudando Mestrado. Atualmente é Pároco no município da Penha, no Rio de Janeiro. “Foi meu aluno na 2ª Série do Ensino Fundamental na Escola Municipal Pio XII”.

Administração – Marilia Peres Luzianio atualmente reside no município de Bandeirantes. Tem 35 anos e é casada com João Luiz Zechim e mãe da Gabriele. Marilia é formada em Administração de Empresas e Rural; tem MBA em Gestão da Qualidade Total e estudou com a Professora Cida na 2ª Série do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Pio XII.

Militar – Outro ex-aluno da professora Cida é Renam Brugnari. Ele é Policial Militar atuando no município de Jacarezinho, onde reside. É filho de Sueli Farias Brugnari e Gilberto Brugnari. Tem 32 anos e é solteiro. É formado em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), em Jacarezinho. “Foi meu aluno na 2ª Série do Ensino Fundamental na Escola Municipal Pio XII, em Barra do Jacaré”.

Segurança Patrimonial – Laerte de Jesus Lobo foi ex-aluno da 1ª Série do Ensino Fundamental na Escola Estadual Comandante Junqueira, no Bairro Coqueiral, no município de Barra do Jacaré, em 1983. Ele é filho de Ido Lobo e da Carmem Gimenez Lobo (ela, in memoriam). Trabalhou em várias multinacionais e, hoje, atua como Vigilante em Segurança Patrimonial. Laerte é casado com Célia Aparecida Silva Lobo que é Secretária e tem dois filhos: Lucas e Teo Silva Lobo, ambos, estudantes. A família reside em Piracicaba(SP).

Professora – A última homenageada pela prof. Cida também é uma profissional da Educação. Estamos falando de Alcia Tironi dos Santos, que é filha de Aldo Tirone e Cleide dos Reis Tironi. Ela é casada com o Vereador Edimar dos Santos, é mãe de Stella Tironi dos Santos, Lawana Tironi dos Santos, Rosa Maria Tironi dos Santos e Maria Laura Tironi dos Santos. Alcia é formada em Letras pela Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (Fafija) e Pedagogia na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Ela é Professora na Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR) desde 1994 e já trabalhou em cinco municípios e, hoje, está em Barra do Jacaré. Estudou o 3º Ano do Ensino Fundamental com a Professora Cida, em 1985, na Escola Municipal Pio XII.

 

 

 

 

 

Redação Tribuna

 

 

A Secretária Municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina, Gislaine Galvão Inácio dos Santos, disse à reportagem, na manhã desta quinta-feira, 9, que o município precisa atingir a meta de vacinação contra a Influenza que é de 17.110 doses aplicadas, sendo que, até a presente data, pouco mais de 7 mil pessoas foram vacinadas e, segundo ela, não é por falta de opção de lugar, horário e dias, já que está sendo feita uma mobilização bem planejada para que as pessoas tenham acesso fácil às doses.

Na última terça-feira, dia 7, por exemplo, em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), a secretaria realizou a vacinação na Praça Frei Cristóvão, da Matriz central, das 8h às 11h30, para aproveitar que os aposentados estavam nas agências bancárias em dia de pagamento, com isso, a vacina estar à disposição de todos num ambiente próximo.

Atualização – A Enfermeira responsável pelas Salas de Vacinas do município platinense é Adrielle Carvalho de Moraes que informou à reportagem que 7.669 pessoas receberam a vacina até o final do expediente de quarta-feira, dia 8.

Adrielle ainda reforçou que a partir dos seis meses de vida, todas as pessoas agora têm direito de receber as doses, não há restrição de idade a partir dos seis meses, principalmente idosos e pacientes crônicos. E disse ela que as equipes também estão indo no máximo de estabelecimentos possíveis, para vacinar. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão disponíveis de segunda a sexta-feira, há ainda a campanha de vacinação aos sábados, na Câmara de Vereadores, no centro da cidade.

Segundo a Secretária Gislaine, mesmo assim, “ainda estamos longe de atingir a meta de vacinação e as pessoas precisam se conscientizar da importância desta vacina ainda mais com a aproximação das temperaturas mais baixas com o Inverno”.

A Campanha Contra Influenza que ocorreu em 13 de abril último, se prolongou. Antes a vacinação era específica para grupos prioritários como idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas, comorbidades, trabalhadores da saúde, professores e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade. Só que o Ministério da Saúde (MS), em 2 de maio, liberou a vacinação para todas as pessoas com idade a partir dos 6 meses de vida, ou seja, todo o cidadão brasileiro tem por direito de receber a dose da vacina contra a Influenza.

Sábados – Em Santo Antônio da Platina a Vacinação contra a Influenza acontecerá na Câmara Municipal nos seguintes sábados: 11, 18 e 25 de maio. As pessoas precisam levar documentos e carteirinha de vacinação. As profissionais da Saúde chegam 8h e saem 17h, mas o atendimento ao público é das 8h30 às 16h30. Durante a semana as Unidades Básicas de Saúde também atendem normalmente.

Balanço – No último sábado, dia 4 de maio, foi novamente realizado um mutirão de vacinação da Influenza e a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina informou a quantidade de vacinas aplicadas nas respectivas unidades. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Santa Terezinha 150 pessoas foram vacinadas. As demais unidades básicas que estiveram à disposição da população e registraram quantidade de vacinas aplicadas foram: Vila Sete: 100 doses aplicadas; Vila Ribeiro: 100; Vitória Régia: 32 doses; Povoado da Platina: 84; Distrito do Monte Real: 86 doses; Distrito de Conselheiro Zacarias: 24; sede da Câmara Municipal: 461; e, na Unidade de Atenção Primária em Saúde da Família (UAPSF): 105 doses aplicadas.

A campanha se estende até o final deste mês e, a vacina, é gratuita e possui três cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Botão Voltar ao topo