Aconteceu em Ribeirão Claro com participantes de quatro municípios
Redação Tribuna
O Planifica SUS Paraná é uma estratégia de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da implantação metodológica da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), visando desenvolver competências, habilidade e atitudes necessárias às equipes técnicas e gerenciais para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH) com foco nas necessidades de saúde dos usuários.
Esta iniciativa tem se mostrado bastante eficaz no dia a dia dos trabalhos na Saúde de diversas localidades pelo Estado e, em Ribeirão Claro, não é diferente, tanto que a Secretaria Municipal de Saúde ribeirão-clarense, na gestão do Prefeito João Carlos Bonato, promoveu a Oficina de Atualização do Planifica-SUS, numa importante parceria entre a Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho.
a Atenção Primária à Saúde, com ênfase no monitoramento e avaliação e contou com a participação de alguns integrantes das Unidades Planificadas da Região. A oficina, realizada por Micro Região, reuniu profissionais e gestores da saúde dos municípios de Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis e Ribeirão Claro.
De acordo com a organização durante o encontro foram discutidos temas relevantes para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população, com especial atenção para as estratégias de monitoramento e avaliação adotadas pelo Planifica-SUS. Representando Ribeirão Claro, estiveram presentes a vice-prefeita Ana Maria Baggio Molini, o tutor do Planifica-SUS Francisco Carlos Molini e a Secretária Municipal de Saúde Cintia Chiarotti. A realização deste encontro evidenciou o compromisso dos municípios em fortalecer a atenção primária e melhorar o acesso da população aos serviços de saúde. Essa integração entre gestores, profissionais e comunidade é fundamental para o sucesso das políticas de saúde pública.