Geral

Programa Qualifica Paraná forma mais 22 pessoas em Tomazina

Mesmo assim prefeito lamenta que a quantidade disponível de vagas não foi preenchida

 

 

Redação Tribuna

A expansão do Projeto Qualifica Paraná 2024 do Governo do Estado por vários municípios paranaenses tem o objetivo de qualificar as pessoas, de diferentes idades, para o mercado de trabalho, disponibilizando cursos em áreas diferentes que colocam as pessoas diante de conteúdos de formação bastante expressivos, dando a oportunidade de melhorarem o conhecimento, em alguns casos, desperta o interesse ainda maior por determinada atividade profissional e, quem ganha com isso é o próprio aluno e a empresa a contratar.

Só que, a iniciativa do Estado, ainda não atinge totalmente o interesse dos candidatos, por motivos que ainda estão sendo analisados, como é o caso de Tomazina onde o Qualifica Paraná disponibilizou 36 vagas, mas, somente 22 pessoas se mostraram interessadas. O prefeito Flávio Zanrosso, participou da solenidade de formatura, porém, num misto de felicidade e surpresa ressaltou que “é uma pena que, apesar de oferecermos diversos cursos de qualificação, haja vagas sobrando e falta de interessados”.

Ele falou se referindo aos cursos de Elétrica Automotiva e Ignição Eletrônica que se encerrou e formou as 22 pessoas, evento que contou com a presença do Deputado Estadual Mauro Moraes, que é o atual Secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, pasta do governo do Estado que foi desmembrada da antiga Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.

O prefeito ainda lembrou que além do curso “cada aluno recebe R$ 600 reais para concluir a formação, no entanto, continuaremos firmes no propósito de qualificar nossa comunidade”.

O Projeto Qualifica Paraná 2024 é uma realização do Governo do Estado do Paraná, implementado pela Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Renda (SETR/PR), que contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Paraná (Senai/PR), para fornecer a população do Estado, capacitações em formato presencial, com o uso de equipamentos itinerantes denominados de Unidades Móveis.

Os cursos de capacitação são realizados com uma carga horária de 96 horas cada, incluindo na grade formativa 8 horas de conteúdo complementar comum a todos os cursos de preparação do aluno para o mercado de trabalho.

Botão Voltar ao topo