Destaques

MISSÃO ÍNDIA – Deputado Cobra Repórter e governador Ratinho Junior visitam multinacional que é líder global em serviços de tecnologia 

Munbai – Índia, 11-04-2024 – Engenharia – A missão paranaense também se reuniu com a diretoria do grupo Kalpataru, conglomerado de engenharia e construção, com centenas de projetos em curso ligados a energia, infraestrutura, irrigação, óleo e gás, mobilidade urbana e distribuição de água em mais de 70 países


O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) e o governador Ratinho Junior estão na Índia onde se reúnem com autoridades e empresários até o dia 16 de abril. Nesta quinta-feira (11), primeiro dia de compromissos oficiais, a agenda começou na residência do Embaixador João Mendonça, Cônsul-Geral do Brasil em Mumbai. “Conversamos com o Embaixador sobre parcerias na área de inovação e tecnologia com empresas e órgãos institucionais do gigante asiático. A Índia é um modelo a ser seguido no cenário de tecnologia e inovação”, disse o deputado Cobra Repórter.

A comitiva também visitou a Bombay House, sede corporativa do grupo Tata Consultancy Services (TCS). A TCS está presente em Londrina, com dois Delivery Centers, mais de 1.700 colaboradores, e parceria com mais de 17 instituições educacionais. Eles foram recebidos pelo Krithi Krithivasan, CEO da Tata Consultancy Services; Bruno Rocha, CFO da Tata Consultancy Services no Brasil e o Major Ranjeet Goswami, Diretor Global de Assuntos Corporativos.

“Na visita, conhecemos a história do Tata Group, maior grupo empresarial do país, com mais de um milhão de funcionários e 150 anos de história com capitalização de mercado combinada de US$ 300 bilhões. Exploramos ainda potenciais oportunidades de investimento e parcerias de empresas do Grupo Tata. No que diz respeito à inovação, a empresa tem mais de 3,4 mil patentes e, atualmente, tem um dos maiores corpos de trabalho treinados para lidar com Inteligência Artificial (IA) no mundo”, destacou o deputado Cobra Repórter.

O Tata Group é uma empresa multinacional indiana que opera em uma ampla gama de setores, incluindo automotivo, tecnologia da informação, aço, energia, produtos químicos, telecomunicações, varejo, bens de consumo, finanças, hospitalidade e muito mais. Fundado em 1868 por Jamsetji Tata, é um dos conglomerados mais antigos e maiores da Índia, com sede em Mumbai.

“O grupo Tata é uma referência global em tecnologia e inovação, com uma gama de atuação muito variada. Um intercâmbio como este é muito importante tanto para o Paraná, que tem potencial de se consolidar como o principal polo tecnológico do Brasil, como para a companhia, que passa a conhecer mais detalhadamente os potenciais competitivos do nosso Estado”, afirmou o governador Ratinho Junior.

Em Mumbai, participaram também de uma agenda ligada à infraestrutura e energia com o grupo Kalpataru, corporação que atua em diversos segmentos, como os setores imobiliário, de engenharia, infraestrutura, entre outros. A companhia é uma das que mais cresce na Índia e tem mais de US$ 14 bilhões investidos em projetos pelo mundo. No Paraná, o conglomerado é proprietário da Fasttel Engenharia, que emprega 1,6 mil pessoas.

“O Brasil e a Índia são países com muitas semelhanças: são nações pacíficas, com territórios continentais e com regiões com vocações com particularidades muito próprias. Isso nos aproxima e ajuda a olhar para a Índia como um exemplo em muitos aspectos. Eles conseguiram, por meio da tecnologia, do conhecimento e da inovação, transformar a economia do País e mudar a vida de milhões de seus habitantes. Neste processo, Mumbai se transformou em um dos principais polos econômicos da Ásia. Viemos conhecer um pouco dessa estratégia”, afirmou o governador Ratinho Junior.

A viagem é organizada pela Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Governo, vinculada à secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic). Entre os integrantes da delegação da Missão Índia 2024, organizada pelo Governo do Estado, estão o diretor-presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, o secretário estadual da Inovação, Marcelo Rangel, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o Presidente da CODEL (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Alex Canziani, o assessor da Fundação Araucária, Jorge Edison Ribeiro, e o membro do Conselho Consultivo da Câmara de Comércio Índia Brasil (IBCC), Fernando Silva.

Botão Voltar ao topo