Prefeitura e candidatos aguardam agora por nova data a ser definida pela organizadora


Da Redação
Por volta das 13h da última sexta-feira, dia 15, o pessoal que iria aplicar as provas, tomou conhecimento, por meio de grupos de whatsapp, do Edital de Suspensão do Concurso Público da Prefeitura de Guapirama, que estaria acontecendo no domingo, dia 17, em dois períodos, de manhã e na parte da tarde, nas dependências da Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi), organizado pela UNIFIL e também em escola de Guapirama.
Em nota oficial publicada em sua página de rede social, o prefeito Edui Gonçalves, disse: “fica suspensa a prova objetiva marcada para 17 de março de 2024, por recomendação do Ministério Público de Joaquim Távora e do Município. Novo cronograma será publicado no dia 20 de março”.
O Edital de Suspensão da Prova Objetiva e Alteração Cronograma é assinado pelo prefeito Edui Gonçalves e pela Secretária Municipal de Educação de Guapirama – no cargo desde outubro de 2021 –, ela também presidente da Comissão Organizadora do Concurso nº 001/2024, Adrieli Macedo Moretti. O documento diz: “A Prefeitura do Município de Guapirama, por intermédio da Comissão Especial de Concurso criada pela Portaria nº 136/2023, torna público aos interessados, a Suspensão da Prova Objetiva do Concurso 001/2024 referente Procedimento Administrativo nº MPPR 0130.23.000429-8. Fica suspensa a prova objetiva marcada para o dia 17 de março por recomendação do Ministério Público de Joaquim Távora e decisão do Município. As demais informações com todas recomendações e novo cronograma será publicado no dia 20 de março”.
Na manhã da segunda-feira, dia 18, a reportagem entrou em contato com a Secretária de Educação, Adrieli Moretti, que assim que tomou conhecimento, retornou imediatamente, esclarecendo que “sobre o concurso divulgamos uma nota explicando o motivo da suspensão da data da prova, lembrando que o concurso não foi cancelado, somente a data da prova foi suspensa temporariamente e será divulgado um novo cronograma com nova data ainda essa semana”.
Na nota oficial divulgada pela Prefeitura, consta que “houve um equívoco no Edital do Concurso, por parte da Unifil, o qual deixou de prever algumas questões em face da Pessoa Com Deficiência (PCD)”. Diante deste desacerto a nota ainda complementa que “a prova do concurso de Guapirama foi suspensa para ser corrigido o Edital quanto ao item que trata de PCD”. E que o novo calendário será divulgado na quarta-feira, pela própria Unifil.
O Centro Universitário Filadélfia (Unifil) é o responsável por aplicar a prova e também foi procurado, mas, não retornou até às 15h. Os candidatos guapiramenses e da região, foram pegos de surpresa até porque foram semanas se preparando para este concurso.
No dia 17 de janeiro o Edital do Concurso já sofrera a primeira retificação. Outras duas ocorreram em 5 e 6 de março. Numa delas aponta alteração Requisito Mínimo para o cargo de Técnico em Contabilidade sendo que no Edital, a princípio, não exigia do candidato o registro no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC/PR). A outra retificação diz respeito a detalhes de exigência para os candidatos a Operador de Máquinas.
Conforme a comissão organizadora “devido ao número de inscritos não comportar no município de Guapirama, conforme previsto em Edital de Abertura, os candidatos aos cargos: advogado, agente auxiliar de creche, auxiliar administrativo, agente de apoio educacional, enfermeiro, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, odontólogo, orientador social, professor ensino fundamental I, professor educação infantil, professor ensino fundamental II – artes, professor ensino fundamental II – educação física, professor ensino fundamental II – inglês, psicólogo e secretário de escola, irão realizar a prova na cidade de Santo Antônio da Platina e, os demais cargos, permanecem na cidade de Guapirama”.
O Prefeito Edui Gonçalves, o Dudu, no começo da tarde de segunda-feira, 18, entrou em contato com a reportagem e também reforçou o que havia dito a Secretária Municipal, de que houve um equívoco no Edital por parte da Unifil com relação às pessoas que se enquadram no PDC e que o assessor jurídico da Prefeitura, Vanderlei Gregorio, estaria à disposição para mais detalhes e que lamentou o ocorrido, mas tranquilizando aos candidatos que o problema estaria sendo solucionado e dia 20, provavelmente, informações oficiais seriam levadas ao conhecimento de todos pela empresa responsável do concurso. Ao falar com o advogado Vanderlei, este praticamente ratificou as palavras do prefeito e da secretária.
Com relação ao número de candidatos que fariam a prova no domingo último, da Prefeitura de Guapirama, nem prefeito, secretaria e advogado puderam informar, já que apenas a empresa responsável por aplicar o concurso teria esta informação.