Capa

Região passa de 2 mil casos de dengue

Maior número de casos segue em Jacarezinho, enquanto Ibaiti registra outro importante aumento da doença

Da Redação

Atualização do boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde do Paraná desta semana aponta que os municípios que integram a área de atuação da 19ª Regional de Saúde totalizam, na somatória, mais de 2,2 mil casos de dengue no atual período epidemiológico.
A maior concentração dos casos segue sendo em Jacarezinho, que sozinho têm preocupantes 1.350 registros da doença desde agosto do ano passado – quando começou o atual período epidemiológico.
Percentualmente isso significa que Jacarezinho contabiliza 58% dos casos de dengue de toda a região. O número, porém, mostra redução desse segmento, já que em semanas anteriores o município tinha mais de 70% do total de registros da doença.
A diminuição do percentual de Jacarezinho pode ser atribuída a dois fatores: primeiro a estagnação do avanço de casos no município, já que os números se mantêm com pouca evolução nas duas últimas semanas, e ao crescimento da dengue em Ibaiti.
No informe desta semana Ibaiti chegou a 593 casos, confirmando assim um avanço expressivo da doença e registrando, desta forma, um salto de mais de 100% nos números entre uma semana e outra. É preciso contextualizar ainda que, da semana retrasada para a semana passada, o município teve um aumento de 700% de diagnósticos de moradores com dengue.
Já Santo Antônio da Platina aparece no boletim atual com 193 casos de dengue, também com crescimento do número anterior, porém ainda bem inferior aos números mostrados por Jacarezinho e Ibaiti, que lideram os registros da doença na região.
Entre os 20 municípios da área da 19ª Regional de Saúde o total de casos nesta semana é de 2.297, contra 1.790 na semana anterior – aumento percentual de 28%. Conselheiro Mairinck, Japira, Pinhalão e Santana do Itararé são os únicos municípios da região a ainda não terem casos de dengue confirmados pela secretaria estadual de Saúde neste período epidemiológico.

Botão Voltar ao topo