Saúde

Com casos de dengue aumentando em todo o País, Secretaria lança campanha de combate em Santo Antônio

Campanha tem o objetivo de alertar a população e envolver órgãos e entidades municipais na prevenção.   

A Secretaria Municipal da Saúde lançou na sexta-feira, 1º de março, a Campanha “Santo Antônio vai parar para combater a Dengue”. A iniciativa se deve ao aumento do número de casos em todo o País e também no Paraná, que já conta com mais de 20 [óbitos e quase 60 mil confirmados, segundo boletim semanal, lançado no dia 27 de fevereiro.  Os números de suspeitas e confirmados em Santo Antônio não foi possível apurar hoje. A Secretária Gislaine Galvão estava em uma reunião e não conseguiu responder a tempo do fechamento desta matéria. Assim que estiver disponível, ela poderá fazer contato, que os números serão divulgados.

Segundo a secretaria, a campanha é uma mobilização para alertar os moradores sobre os sinais e os sintomas da doença, além de formas de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypti. Ação é complementar às medidas de reforço que vêm sendo adotadas pelo município para prevenção e controle da doença, bem como para garantia da assistência à população.

A ideia da campanha é mobilizar vários setores importantes para a população, como escolas, empresas, órgãos públicos, comunidade religiosa, entre outros; levando informações e orientações sobre os cuidados para o combate à dengue. A orientação é para que os moradores  procurem o serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

“A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar acúmulo de inservíveis, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir tonéis e caixas d’água, além de receber a visita dos agentes de saúde, são algumas iniciativas básicas. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é onde o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, coloca os seus ovos”, reforçou a secretária. .

Botão Voltar ao topo