Tomazina

Previne Brasil: Tomazina sobe é 5º município paranaense no ranking do Ministério da Saúde

Agência Criativa

David Batista

O prefeito de Tomazina Flavio Xavier Zanrosso comemorou no início desta semana a ascensão do município, que hoje ocupa a 5ª posição no estado, no Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. 

Na rede social Zanrosso, enalteceu a equipe do setor de saúde argumentando: “que é ótimo começar o mês (fevereiro) com a notícia, de que o município de Tomazina subiu para a 5ª posição entre os 399 municípios paranaenses no Programa Previne Brasil. Esse resultado é fruto de muito trabalho, e investimento de uma equipe comprometida com o bem estar da comunidade”, ressaltou o prefeito. Em primeiro lugar está o município de Jardim Olinda, segundo Guairaça, terceiro Alto Piquiri e 4º Farol.

O Previne Brasil é um modelo misto de financiamento formado por: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivos a estratégias e programas. Após o lançamento da portaria em novembro de 2019, e foi estruturado em diversas fases, os municípios precisam ficar atentos às exigências de cada fase para não perderem recursos financeiros.

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem, no Previne Brasil, exigências essas que o município de Tomazina vem cumprindo a risca e com isso vem escalando o ranking brasileiro.

O Previne Brasil é um modelo misto de financiamento formado por: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivos a estratégias e programas. Após o lançamento da portaria em novembro de 2019, e foi estruturado em diversas fases e os municípios precisam ficar atentos às exigências de cada fase para não perderem recursos financeiros.

Os indicadores do Programa Previne Brasil vão desde a coleta de aferições de pressão arterial até o registro de atendimento a gestantes e diabéticos, e, cada um destes atendimentos precisa obedecer a uma série de regras para que seja contabilizado para o Programa.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!