Educação

Paraná registra 908 mil matrículas online na rede estadual de ensino

Sistema desenvolvido pela Celepar foi gradualmente implementado pelo governo estadual nos últimos anos

908 mil matrículas da rede estadual aconteceram de maneira totalmente online – Foto: Lucas Fermin/Seed-PR

Da Redação com AEN

Este ano, a rede estadual de ensino registrou 908 mil matrículas realizadas de forma online, por meio de um sistema desenvolvido pela Celepar. Esse método, gradualmente implementado nos últimos anos, permite não só a admissão de novos alunos, vindos de instituições particulares ou de outros estados, mas também a transição de estudantes das redes municipais para a estadual, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio.

Após a inscrição online, os pais devem confirmar a matrícula através da Área do Aluno, portal também desenvolvido pela Celepar. Caso desejem escolher uma instituição diferente da sugerida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), têm a opção de selecionar de um a três colégios de preferência.

Segundo Suciane Rota Moreira, analista da Celepar, a Seed define as escolas com base no fluxo de matrículas ou geolocalização. O fluxo é quando um colégio estadual recebe todos os alunos de uma mesma escola municipal que concluíram o 5º ano. Já as escolas por geolocalização priorizam alunos próximos.

Além das matrículas online, a Celepar continuará apoiando a educação, fornecendo conectividade às 2,1 mil escolas estaduais e oferecendo soluções para professores, estudantes e pais. Entre elas: Escola Paraná: Aplicativo para acompanhamento da vida escolar dos estudantes; Registro de Classe Online (RCO): Plataforma para registro de frequência e notas dos estudantes; Chamada Inteligente: Solução de reconhecimento facial para agilizar chamadas nas salas de aula; H-SEED: Integração do setor de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, auxiliando na distribuição de demandas aos professores e demais funcionários.

Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar, ressalta o papel da tecnologia na educação, não só para facilitar processos como a matrícula, mas também para promover uma aprendizagem mais interativa e permitir que os pais acompanhem a vida escolar de seus filhos de forma prática. A adoção da tecnologia na educação é vista como essencial para preparar os alunos com as habilidades necessárias para o futuro.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!