No país, já são mais de 4,2 mil entidades acadêmicas assistidas pela Cheers, universitech lançada em 2018
As entidades acadêmicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) de todo o Estado estão lançando mão da tecnologia para conexão com os estudantes e engajamento de seu público. Por meio de um aplicativo criado pela Cheers, universitech com sede em Curitiba, elas oferecem uma série de serviços e benefícios e têm sua gestão auxiliada pelas ferramentas desenvolvidas pela startup.
O aplicativo da Cheers permite a essas entidades criarem suas páginas para comunicação e interatividade. São espaços que reúnem informações sobre eventos, modalidades esportivas ofertadas e, ainda, loja on-line para a comercialização de produtos com sua marca própria, contribuindo para a construção de identidade.
A ferramenta da startup alivia, também, um dos principais desafios para essas entidades, que é a gestão. São funcionalidades disponíveis que automatizam tarefas ligadas à organização de eventos (tanto de lazer como técnicos e de formação), incluindo a venda de ingressos; à gestão de atletas (inscrições, orientações de treinos) e de jogos e competições universitárias (calendário, página do torneio, resultados).
A loja on-line é um importante auxílio à gestão, pois pela comercialização de itens como mochilas, bonés, camisetas e outros artigos, as organizações estudantis contam com uma importante fonte de renda para sua sustentabilidade financeira. Os serviços prestados pela Cheers não custam nada a essas entidades – a remuneração vem de um pequeno percentual cobrado sobre produtos e ingressos vendidos ao público. Atualmente, são mais de 4,2 mil entidades acadêmicas da PUC-PR que se utilizam das soluções da Cheers.
O universitário Santiago Gomez Cancellara é presidente da Católitros, associação atlética de estudantes de engenharia civil da PUC-PR. Para ele, a ferramenta da Cheers “faz as coisas acontecerem”. O acadêmico explica que ela contribui decisivamente para uma gestão mais eficiente dos eventos e das atividades esportivas que promove, por exemplo.
“A Cheers nos permite de maneira mais fácil, rápida e tecnológica ter o controle de vendas de ingressos para eventos, a gestão dos nossos atletas, e até mesmo a vendas de produtos”. Ele destaca ainda funcionalidades da plataforma como notificações, impulsionamentos e organização de treinamentos para os atletas. ” É uma facilitadora, que conecta a atlética com seu público”, frisa.
Na avaliação do CEO da Cheers, Gabriel Russo, ao fornecer essas funcionalidades, a startup contribui para que entidades e estudantes se conectem. “Cria-se um canal de comunicação e contato dessas entidades com seu público. Especialmente na PUC-PR, uma instituição com 64 anos de atuação, a participação estudantil em entidades acadêmicas é historicamente forte. São entidades universitárias muito representativas, com marca e identidade muito significativas”, sublinha Russo.
Daniel Paulatti, Gabriel Russo, Paulo Otávio Panichek e Pedro Viggiano: sócios da Cheers
O empreendedor acrescenta: “Nós fornecemos as ferramentas tecnológicas para que as organizações estudantis lidem com a burocracia, a administração, as finanças de forma descomplicada, e elas possam se focar na conexão com os estudantes”.
SOBRE A STARTUP
A startup começou a operar em 2018, lançando no mercado o conceito de universitech. Dois anos depois, a plataforma foi de fundamental importância para a sobrevivência dos Centros Acadêmicos da PUC-PR e de outras entidades estudantis atendidas em outras regiões do Brasil, durante o período de isolamento da pandemia de COVID-19. Hoje, a Cheers já atende mais de 4,2 mil entidades estudantis em todo o território nacional.
“Já são mais de 1 milhão de estudantes universitários impactados pelas nossas soluções em todo o país”, celebra Russo. “Desenvolvemos e oferecemos ferramentas tecnológicas que auxiliam as entidades na gestão de seus atletas, jogos, lojas, no engajamento de seu público”, descreve. O acesso se dá pela palma da mão, por meio de aplicativo para celular.
Ele adianta os próximos passos da startup: se tornar mais do que uma plataforma de soluções tecnológicas, e se constituir em uma verdadeira rede social digital entre universitários, daí o seu diferencial no mercado. “Queremos participar de toda a jornada do universitário, facilitando o contato do público jovem com tudo que a universidade e esse período das nossas vidas podem nos oferecer.” Por isso, diz ele, “fazer ‘viver a universidade’” é a tradução da missão da Cheers.
Funcionalidades da tecnologia da Cheers
- Comercialização de ingressos para eventos (festivos, esportivos, de lazer, técnicos, de formação)
- Gestão de atletas
- Loja virtual para comercialização de produtos e conexão com fornecedores
- Ferramenta para criação de páginas e facilitação para engajamento
- Formação de rede social do público universitário
Números da Cheers
4,2 mil entidades estudantis atendidas em todo o Brasil;
1 milhão de universitários impactados;
750 mil downloads do aplicativo já feitos;
70 colaboradores, em seis estados.