Educação

ProUni-2024 aumenta vagas para os cursos de Direito e Medicina

Edital da 1ª edição foi publicado pelo Ministério da Educação

Foto: Rafa Neddemeyer/AGr

O Ministério da Educação (MEC) publicou na quarta-feira (17) o edital geral do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2024. O documento traz um aumento de vagas para os cursos de graduação em Direito e Medicina.

No total, serão ofertadas 100.000 vagas, sendo 20.000 para Direito e 10.000 para Medicina. O aumento representa um crescimento de 20% e 10%, respectivamente, em relação ao número de vagas ofertadas no primeiro semestre de 2023.

As inscrições para o ProUni vão de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. O resultado será divulgado em duas chamadas, sendo a primeira no dia 6 de fevereiro e a segunda no dia 27 do mesmo mês.

Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem e tirado nota acima de zero na prova de redação.

Além disso, o candidato precisa atender a pelo menos um dos seguintes critérios: ser pessoa com deficiência, ser professor da rede pública de ensino, ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou ter estudado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição.

A renda familiar mensal do candidato também deve ser considerada. Para ter o benefício no valor de 100% da mensalidade da faculdade privada, é preciso ter renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para bolsa parcial, de 50% do programa, a renda mensal não pode ultrapassar três salários mínimos por pessoa da família.

O candidato professor da rede pública de ensino não precisa se submeter à regra da renda familiar do ProUni.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!