Economia

IPVA 2024 no Paraná terá valores mais baixos para 60% da frota

60% da frota de veículos paranaenses irá pagar IPVA mais baixo em 2024 – Foto: Geraldo Bubniak/AEN
FOTO: IPVA

Tabela Fipe, usada como referência para o cálculo do imposto, registrou queda no valor médio dos veículos usados em 2023

Redação com AEN

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 no Paraná terá valores mais baixos, em média, na comparação com 2023. Para quase 2,7 milhões de veículos, ou cerca de 60% da frota, o tributo cobrado será menor no próximo ano. Além disso, mais de 650 mil veículos (14% da frota) observarão uma redução superior a 10%.

A redução do IPVA se deve principalmente à queda nos preços dos carros usados no ano de 2023. A média dos preços de referência dos automóveis foi reduzida em 1,67%, de acordo com a Fipe. Veículos mais novos, ou seja, aqueles com menos tempo de uso desde sua fabricação, são os que apresentam as maiores quedas nos valores venais.

Para esses veículos, a redução média no valor é de 2,29%. Já para veículos mais antigos, a variação tem menos impacto, uma vez que o valor do IPVA já é mais baixo.

As equipes da Receita Estadual e da Fazenda trabalham na atualização dos valores de referência para o cálculo do IPVA. Neste momento, tomam como base uma primeira versão da tabela de valores elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com dados regionalizados para o Paraná.

O valor venal se refere ao valor de mercado de um veículo, ou seja, o preço pelo qual ele poderia ser vendido. Ele é parte essencial no cálculo do IPVA, uma vez que serve de base sobre a qual incide a alíquota do imposto.

O coordenador da Inspetoria Geral de Arrecadação da Receita Estadual, Ezequiel Rodrigues dos Santos, alerta que novas atualizações na tabela serão divulgadas até dezembro, o que pode alterar o índice médio antes da virada do ano.

“Não se esperam variações muito significativas, uma vez que já estamos próximos do fim do ano. A tendência de redução nos valores venais e, consequentemente, no IPVA, é bastante clara”, afirma.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!