Destaques

Norte Pioneiro é destaque no V Simpósio Paranaense de Fruticultura

Iniciativas do IDR-Paraná contribuem para o crescimento da atividade

Redação

A região de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do Paraná, foi destaque no V Simpósio Paranaense de Fruticultura, realizado em Cascavel nos dias 25, 26 e 27 de outubro.

A equipe da regional do IDR-Paraná de Santo Antônio da Platina apresentou o trabalho “Desenvolvimento da Fruticultura no Norte Pioneiro”, mostrando para o restante do estado o sucesso que vem tendo com um trabalho baseado em um plano bem estruturado e com objetivos bem determinados.

Segundo o gerente regional do IDR-Paraná, Mauricio Castro Alves, além das condições edafoclimáticas da região e do alto desempenho dos agricultores, algumas estratégias adotadas pelo IDR-Paraná tais como, o fortalecimento das parcerias com as prefeituras que vem investindo na atividade, investimento na capacitação de técnicos e produtores, definição de espécies a serem fomentadas e o empenho do Sebrae no desenvolvimento das Indicações Geográficas (IGs) de morango e Goiaba contribuíram para o sucesso da fruticultura regional.

O IDR-Paraná entende que a qualificação dos técnicos e produtores é ponto chave para a profissionalização da atividade, por isso com a ajuda de seus parceiros promove regularmente inúmeros eventos que permitem a ampliação do conhecimento e troca de experiências sobre tudo que tange a produção de frutas.

A definição das espécies prioritárias a serem trabalhadas na região também foi importante, pois permite que se mantenha o foco e a concentração de esforços. Com espécies bem definidas é possível promover uma melhor capacitação de técnicos para que possam prestar um serviço de alto nível aos produtores rurais.

A fruticultura é forte agregadora de renda em pequenas propriedades, pois possui alto valor bruto de produção por área, além de possibilitar a criação de agroindústrias familiares e abastecimento das já existentes. Promove melhoria da qualidade de vida dos produtores, favorece a sucessão familiar, a fixação das famílias no campo.

Para o futuro, espera-se transformar a região de Santo Antônio da Platina em um polo e referência estadual em fruticultura, dando oportunidade à novos produtores a ingressarem na atividade, incentivar a produção de frutas orgânica, e gerar meio bilhão de reais com a fruticultura regional em 2025.

Dados mostram o crescimento da

fruticultura no Norte Pioneiro

De acordo com informações do Departamento de Economia Rural (DERAL) dentre as Regiões Administrativas do IDR-Paraná que compõem a Norte do Paraná, a Região de Santo Antônio da Platina é a que possui o maior Valor Bruto de Produção (VBP) de Frutas, alcançando a marca de R$317.665.982,88 no ano de 2022.

O que chama bastante atenção é a evolução desse VBP ao longo dos últimos anos. Em 2015 o VBP da Fruticultura na região era de pouco mais de R$172 milhões, em 2018 sofreu uma leve queda, mas voltou a crescer até chegar nos números atuais.

FOTOS – IDR-Paraná

Botão Voltar ao topo