Destaques

Feiras mostram referência do Norte Pioneiro na produção de alimentos diferenciados, diz Romanelli

Assessoria

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta segunda-feira, 23, que a Ficafé e a Feira de Sabores realizadas na última semana em Jacarezinho, colocam o Norte Pioneiro como referência na produção de produtos diferenciados e orgânicos, produtos com indicação geográfica, certificados e com selo de qualidade.

“Eu considero as feiras como um tesouro do Norte Pioneiro, uma perfeita união entre a Ficafé, um evento já consolidado e o maior da cafeicultura do sul do Brasil, e a feira de sabores que está na sua segunda edição. O mais interessante é que as duas feiras tem como principal objetivo apoiar a agricultura familiar na produção de produtos diferenciados”, destacou Romanelli que visitou as feiras na quinta-feira, 19.

Nos três dias de evento, mais de 3,5 mil pessoas passaram pelos 30 estandes da Feira de Sabores e as caravanas de várias cidades participaram das palestras e oficinas ligadas a produção de café. “Na Feira de Sabores, no ano passado, foram 20 expositores neste ano são 30 e no ano que vem serão 60. Na Ficafé, além das premiações, tivemos os leilões de lotes arrematados com saca de 30 quilos por R$ 2 mil, um valor muito considerável”, disse Odemir Capello, consultor do Sebrae e um dos coordenadores dos eventos promovidos pela Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná.

Bioeconomia – “Na Ficafé, além das premiações e dos leilões, foram mais de 50 expositores externos, uma programação técnica de rodadas de negócio com a participação de pesquisadores da Embrapa e da Unesp (Universidade Estadual Paulista)”.

Romanelli disse que as feiras evidenciam a produção da cafeicultura, fruticultura, olericultura, orgânica e da e avicultura do Norte Pioneiro. “O apoio aos pequenos produtores é muito importante para o desenvolvimento da região que já tem os cafés especiais e os produtos diferenciados como frutas (morango e goiaba), hortaliças, orgânicos, doces, queijos, geleias, cachaça, suco e mel.

“O alimento diferenciado, orgânico e de qualidade é o mercado que mais cresce no país e no exterior. O Norte Pioneiro tem essa produção de ponta na agricultura familiar com todo esse trabalho que está sendo feito pelos pequenos produtores com apoio do Sebrae, Estado, Embrapa e universidades. Em breve, a Ficafé e a Feira de Sabores serão eventos internacionais e com o foco na bioeconomia da região”, completou o deputado.

Botão Voltar ao topo