Cidades

Romanelli cumprimenta prefeita pela implantação da tarifa zero em Carambeí

Assessoria

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) cumprimentou nesta quinta-feira, 19, a prefeita Elisângela Pedroso (PSB) pela implantação da gratuidade  no sistema de transporte público de Carambeí. “A prefeita Elisângela dá mais um exemplo de que é perfeitamente possível estender a tarifa zero no transporte coletivo para todos os moradores. Carambeí é a primeira cidade dos Campos Gerais e a décima primeira no Paraná a implantar o tarifa zero”, disse.

Hoje a gratuidade alcança 464.275 paranaenses nas cidades de Paranaguá, Carambeí, Cianorte, Clevelândia, Ibaiti, Ivaiporã, Matinhos, Pitanga, Quatro Barras, Siqueira Campos e Wenceslau Braz. Em cidades como Araucária, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, a tarifa baixou ou isentou segmentos como estudantes e idosos. “No país já são 82 cidades com a tarifa zero e o acesso ao transporte urbano se tornou um bem comum como a educação e a saúde. É o novo bolsa família”, afirma Romanelli.

A prefeita Elisangela Pedroso afirma que o sistema de tarifa zero será subsidiado em 100% pelo Município. “É algo que beneficia diretamente a nossa população que trabalha, estuda, leva os filhos na creche, se desloca de um canto para outro da cidade para seus compromissos. Isso reflete o atual cenário de desenvolvimento que estamos respirando em Carambeí com vistas ao crescimento nas próximas décadas”,

Exemplo – O transporte público tem custo estimado aos cofres públicos de R$ 1 milhão por ano, com rotas no perímetro urbano e rural. A intenção é disponibilizar gratuitamente linhas de ônibus que passarão por todos os bairros da cidade. A concessionária vencedora da licitação do serviço tem até 20 dias para começar a operar o transporte coletivo municipal gratuito.

Os novos ônibus terão tecnologia embarcada com entradas USB para carregadores de celulares, câmeras de vigilância e aparelhos de televisão. As TVs exibirão informações institucionais e publicidades que vão contribuir para reduzir os custos do ‘Programa Busão Grátis’.

A tarifa zero, segundo Romanelli, deve pautar os debates das eleições municipais. “Há mecanismos e meios para implantar a gratuidade na tarifa do ônibus, Outros países investiram e investem pesado em sistemas públicos de transporte. Temos bons exemplos, como o de Carambeí, que mostram que a tarifa zero é uma realidade para pequenas, médias e grandes cidades”.

Botão Voltar ao topo