Capa

Mapa vai disponibilizar R$ 400 milhões para comercialização do trigo

Sistema OCB

O Sistema OCB informou, nessa quarta-feira (20/09), que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) poderá disponibilizar cerca de R$ 400 milhões para garantir os preços mínimos do trigo, por meio de mecanismos como leilões de Prêmio para o Escoamento de Produto (PEP) e de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro).

A perspectiva desse apoio foi levantada durante reunião entre o Sistema OCB, integrantes das Frentes Parlamentares da Agropecuária (FPA) e do Cooperativismo (Frencoop) e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Pleito – A medida atende ao pleito da cadeia produtiva, inclusive das cooperativas, que foi encaminhado por meio do Sistema OCB ao Mapa em agosto, como forma de minimizar as perdas que os triticultores estão tendo com as recentes quedas dos preços de mercado.

Reforço – No dia 12 de setembro, a demanda foi reforçada pelas Organizações das Cooperativas dos Estados do Paraná (Ocepar) e do Rio Grande do Sul (Ocergs), juntamente com a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) e a Cooperativa Coamo, que encaminharam ao ministro um ofício.

Os estados do Rio Grande do Sul e do Paraná lideram a produção de trigo no país, respondendo respectivamente por 44% e 39% da safra nacional. De acordo com dados da Conab, na safra 2023, o Brasil produziu 10,8 milhões de toneladas, das quais 4,7 milhões colhidas no Rio Grande do Sul e 4,2 milhões de toneladas no Paraná.

Presença e monitoramento – “O Sistema OCB se manteve presente desde o início das discussões e em articulação constante em prol do atendimento das solicitações das cooperativas agropecuárias produtoras do cereal. Seguimos monitorando o tema para divulgar o resultado da negociação assim que formalizada pelo Governo Federal”, afirma o Sistema OCB no comunicado às organizações estaduais.

Botão Voltar ao topo