
Da Redação
A prefeitura de Jacarezinho tem lutado contra o tempo para superar os graves problemas gerados por um ataque hacker, ocorrido há duas semanas.
Desde então praticamente todos os sistemas da prefeitura estão fora do ar, causando graves transtornos à gestão municipal.
A situação ainda prejudica fornecedores e prestadores de serviços, impedidos de receber o pagamento dos contratos com a prefeitura, além de empreendedores que emitam nota fiscal via município, entre outras situações.
Apesar de um grande esforço da equipe da gestão, incluindo com trabalho aos finais de semana, e da contratação de uma empresa especializada, o ataque foi tão grave que até a tarde desta segunda-feira (07) o problema não havia sido resolvido.
Embora houvesse uma expectativa inicial que neste começo de semana os sistemas fossem normalizados, até o fechamento desta matéria a normalização não tinha acontecido. Também não é possível dizer com certeza uma data estimada de retorno dos sistemas.
Embora seja um crime, inclusive com boletim de ocorrência devidamente confeccionado pela gestão municipal, o ataque à prefeitura de Jacarezinho não é um caso isolado.
Outras prefeituras da região já tiveram o mesmo problema, bem como o site do Tribunal de Contas do Paraná, que ficou 60 dias até sanar por completo os danos causados por uma invasão aos seus sistemas.
Nesta segunda-feira, por exemplo, milhares de clientes de aplicativos do Itaú relataram instabilidade e falta de acesso a serviços online, em situação ainda não esclarecida.