Geral

Colégio Sesi estimula pesquisa científica

Metodologia por Oficinas de Aprendizagem promove pesquisa e busca por soluções inovadoras

Protótipo do Verificador Instantâneo de Macronutrientes e pH (foto: Divulgação)

Neste sábado, dia 8 de julho, comemora-se o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, data escolhida em homenagem à criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 1948.

No Colégio Sesi, o contato com a ciência acontece em todas as áreas do conhecimento, por meio das Oficinas de Aprendizagem. “Nossos alunos realizam pesquisas teóricas para encontrar soluções inovadoras para os desafios reais da indústria ou das comunidades”, afirma o gerente executivo de Educação do Sistema Fiep, Sidinei Rossi.

Em Cianorte, por exemplo, um grupo de estudantes do Colégio Sesi da Indústria, com a orientação dos professores Nayara de Souza Mendes, do Colégio Sesi, e Fernando Henrique Florindo, do Senai, está desenvolvendo um projeto para aumentar a produção agrícola, com o cultivo de plantas saudáveis e ricas em nutrientes.

O projeto, desenvolvido pelos alunos Caroline Eduarda Domingos da Silva, Gabriel Bello de Almeida, Letícia Vitória da Silva Gonçalves Vieira, Lorena Salvi Silva e Pedro Paulo Toloi, consiste em um Verificador Instantâneo de Macronutrientes e pH (VIMP). De acordo com a equipe, ele é capaz de indicar a capacidade de fornecimento de nutrientes do solo, como nitrogênio, potássio e fósforo, assim como o pH, permitindo uma análise ágil e precisa, com alta eficiência e tecnologia.

Protótipo do Verificador Instantâneo de Macronutrientes e pH (foto: Divulgação)

A ideia, segundo a professora Nayara, surgiu em uma Oficina de Aprendizagem. “Nossos alunos desenvolveram a ideia de um analisador automático de solo, para aumentar a eficiência nas análises e promover maior produtividade”, conta. Enxergando a potencialidade do projeto, a equipe recebeu a contribuição do professor Fernando, do Senai, para inscrever a solução no Inova Senai deste ano. A mostra, que acontece em novembro, tem foco em validação de negócios inovadores desde a concepção, planejamento, prototipagem até a apresentação e negociação com possíveis investidores.

Análise do solo em segundos

Normalmente, a análise do solo é realizada em laboratórios, com uma duração de até 20 dias para obter o resultado. Em situações de seca, por exemplo, os agricultores precisam de resultados mais rápidos para evitar a perda da produção.

Um dos diferenciais do VIMP desenvolvido pelos alunos do Colégio Sesi da Indústria de Cianorte é a portabilidade do equipamento. “O funcionamento do nosso protótipo é simples e eficiente. Ao utilizar nosso dispositivo, os agricultores podem realizar a análise diretamente no campo, obtendo resultados imediatos. O dispositivo será equipado com sensores que coletam dados sobre os níveis de fósforo, nitrogênio, potássio e o pH do solo. Uma vez que o solo é testado, os resultados são processados internamente no dispositivo. Em questão de segundos, as informações sobre o solo são exibidas”, explica Nayara.

Iniciação científica na rotina do Colégio Sesi

“A pesquisa e a ciência são componentes essenciais para o desenvolvimento humano e avanço da sociedade.” A afirmação da professora Nayara demonstra a importância de investir na curiosidade intelectual dos alunos para desenvolver habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e análise de dados.

“O Sistema Fiep, como um todo, dentro da sua metodologia que instiga a inovação e o pensamento crítico fora da caixa, potencializa nossa missão de ensinar essas competências que são inestimáveis. Essas competências fortalecem a compreensão de mundo e preparam os alunos para se tornarem cidadãos ativos e engajados”, afirma a professora. Para ela, ao inserir princípios de sustentabilidade a projetos inovadores, o Colégio Sesi cria um futuro ainda mais resiliente, promovendo a harmonia entre o desenvolvimento humano e a preservação do meio ambiente.

Núcleo de Iniciação Científica

O Núcleo de Iniciação Científica do Sesi Paraná tem como intencionalidade a valorização do trabalho científico na formação de sujeitos pesquisadores, apoiando as unidades para o desenvolvimento de competências e habilidades dos docentes e alunos para produção científica, elaboração de projetos para publicação e participação em congressos, mostras, feiras, olimpíadas de ciências/conhecimento.

Mostra Científica

A unidade do Colégio Sesi da Indústria de Curitiba – CIC vai promover nos dias 31 de agosto e 1º de setembro uma mostra de projetos resultantes do desenvolvimento da Oficina Fabricando o Futuro e oficinas afins, realizadas no 2º trimestre de 2023.

A 1ª Mostra Científica tem 35 projetos inscritos, desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio dos Colégios Sesi de Curitiba e da Região Metropolitana.

O prêmio principal será o credenciamento para a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), em Foz do Iguaçu, que promove a cultura científica, dissemina o método científico e a experimentação, aproxima estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e Universitário e premia os melhores trabalhos de pesquisa.

Botão Voltar ao topo