Romanelli defende direito de municípios de receber rateio de ICMS da Klabin
maio 9, 2023
72 3 minutos de leitura
*Romanelli defende direito de municípios de receber rateio de ICMS da Klabin*O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defendeu nesta terça-feira, 09, o direito de 11 municípios que fornecem matéria-prima para a unidade da Klabin, em Ortigueira, de receber o rateio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) gerado pela operação da fábrica. A divisão da receita foi objeto de um acordo fechado em 2012 por 12 cidades, mas que não está sendo cumprido.Romanelli explicou que quando a fábrica começou a gerar ICMS a prefeitura de Ortigueira, cidade que é sede da planta fabril, resolveu não fazer a partilha dos recursos com os demais municípios. “Isso, obviamente, gera um problema socioeconômico grave. É uma injustiça porque todos os municípios são produtores de matéria-prima para a Klabin, com grandes áreas de florestas cultivadas em seus territórios”, sustentou.O convênio formalizado em 2012 estabelece que Ortigueira receberia a receita integral da parcela do ICMS que cabe aos municípios, mas ficaria com 50% do imposto. A outra metade da arrecadação seria dividida entre as cidades de Cândido Abreu, Congonhinhas, Curiúva, Imbaú, Reserva, Rio Branco do Ivaí, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania. “O acordo foi muito bem elaborado, o convênio foi assinado pelos prefeitos e prefeitas da época e aprovado pelas câmaras de vereadores”, ressaltou Romanelli. “A solução ideal seria que as pessoas respeitassem os acordos, mas o ser humano muitas vezes acaba não fazendo isso. É o que a gente chama de ganância”, criticou Romanelli ao falar sobre a postura da administração municipal de Ortigueira.*Projeto de lei* – De acordo com Romanelli, a Assembleia Legislativa busca resolver a questão por meio de uma lei proposta pelo deputado Tercílio Turini (PSD). “Apoiamos o projeto, que é uma solução legislativa para transformar em lei o que prevê o convênio firmado pelas cidades que fornecem madeira para a operação do Projeto Puma, da Klabin”, avalia Romanelli.“Aprovando a lei vamos fazer justiça a todas as comunidades e suas populações. Até porque, os problemas sociais gerados pelos reflorestamentos são muito grandes e esses recursos são fundamentais para que os municípios possam desenvolver atividades econômicas compensatórias”, considerou ele, ao mesmo tempo em que reconhece a importância da Klabin para a economia do Paraná.A proposição legislativa foi objeto de um encontro entre deputados, prefeitos, vereadores, lideranças regionais e representantes do Governo do Estado na presidência da Assembleia Legislativa.
Assessoria
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defendeu nesta terça-feira, 09, o direito de 11 municípios que fornecem matéria-prima para a unidade da Klabin, em Ortigueira, de receber o rateio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) gerado pela operação da fábrica. A divisão da receita foi objeto de um acordo fechado em 2012 por 12 cidades, mas que não está sendo cumprido.
Romanelli explicou que quando a fábrica começou a gerar ICMS a prefeitura de Ortigueira, cidade que é sede da planta fabril, resolveu não fazer a partilha dos recursos com os demais municípios. “Isso, obviamente, gera um problema socioeconômico grave. É uma injustiça porque todos os municípios são produtores de matéria-prima para a Klabin, com grandes áreas de florestas cultivadas em seus territórios”, sustentou.
O convênio formalizado em 2012 estabelece que Ortigueira receberia a receita integral da parcela do ICMS que cabe aos municípios, mas ficaria com 50% do imposto. A outra metade da arrecadação seria dividida entre as cidades de Cândido Abreu, Congonhinhas, Curiúva, Imbaú, Reserva, Rio Branco do Ivaí, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
“O acordo foi muito bem elaborado, o convênio foi assinado pelos prefeitos e prefeitas da época e aprovado pelas câmaras de vereadores”, ressaltou Romanelli. “A solução ideal seria que as pessoas respeitassem os acordos, mas o ser humano muitas vezes acaba não fazendo isso. É o que a gente chama de ganância”, criticou Romanelli ao falar sobre a postura da administração municipal de Ortigueira.
Projeto de lei – De acordo com Romanelli, a Assembleia Legislativa busca resolver a questão por meio de uma lei proposta pelo deputado Tercílio Turini (PSD). “Apoiamos o projeto, que é uma solução legislativa para transformar em lei o que prevê o convênio firmado pelas cidades que fornecem madeira para a operação do Projeto Puma, da Klabin”, avalia Romanelli.
“Aprovando a lei vamos fazer justiça a todas as comunidades e suas populações. Até porque, os problemas sociais gerados pelos reflorestamentos são muito grandes e esses recursos são fundamentais para que os municípios possam desenvolver atividades econômicas compensatórias”, considerou ele, ao mesmo tempo em que reconhece a importância da Klabin para a economia do Paraná.
A proposição legislativa foi objeto de um encontro entre deputados, prefeitos, vereadores, lideranças regionais e representantes do Governo do Estado na presidência da Assembleia Legislativa.
Propriedade rural cumpre a Lei Estadual da Faixa Limpa com solução rentável e sem danos à rede elétrica
julho 10, 2025
Supermercado Molini’s confira nossas ofertas
julho 10, 2025
EVENTODiversão garantida para as crianças na 30ª Fetexas!
julho 9, 2025
Supermercados Molini’s confira nossas ofertas
julho 8, 2025
Equipe técnica soluciona falta de luz em postes do Calçadão
julho 8, 2025
Supermercado Molini’s confira nossas ofetas
julho 7, 2025
Estudantes do NRE de Ibaiti se destacam na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática
julho 7, 2025
Polícia Militar apreende droga e motocicleta durante abordagem em São José Da Boa Vista
julho 7, 2025
Santa Casa não responde à CPI e Câmara pode acionar o Ministério PúblicoComissão já ouviu membros do Executivo e cobra documentos; instituição enviou resposta vaga e incompleta