Geral

Usuários do SAMU elogiam mudanças no atendimento

Viaturas modernas compõem a estrutura do SAMU atualmente no Norte Pioneiro

Da Redação

Usuários do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Norte Pioneiro têm elogiado as várias mudanças que o serviço vem implementando nos últimos meses, após a posse da nova gestão e a consequente introdução de melhorias diversas.

Os serviços realizados pelo SAMU nos municípios que fazem parte do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi) eram de responsabilidade do Cisnop de Cornélio Procópio, cuja empresa credenciada vinha recebendo pesadas críticas dos usuários pela precariedade da estrutura, principalmente o estado das ambulâncias utilizadas.

Instalações modernas e estrutura profissional mudou a realidade do SAMU

Não bastasse isso, os funcionários da unidade regional vivenciavam uma crise crônica no relacionamento com a empresa que era credenciada, com atrasos permanentes nos pagamentos de salários e outros benefícios.

Mudanças

Nas últimas semanas a reportagem da Tribuna do Vale ouviu de diferentes fontes, pessoas que precisaram do atendimento do SAMU, que o serviço tem sido prestado de forma ágil e eficiente.

A realidade relatada pelos pacientes contrasta fortemente com o que vinha sendo oferecido pelo SAMU já há alguns anos, quando as reclamações eram uma constante e problemas de diferentes origens impediam o bom funcionamento das equipes na região.

A participação de toda a comunidade regional faz a diferença no SAMU atual

De ambulâncias em péssimas condições a trabalhadores com frequentes atrasos de salários, o SAMU se viu envolvido em enormes polêmicas até o fim do ano passado, quando o cenário regional enfim teve uma mudança definitiva.

Capitaneada pelo Cisnorpi e com apoio de toda comunidade, a mudança aconteceu após prefeitos da região se unirem para que o problema do SAMU fosse sanado.

Fartos das reclamações dos pacientes e dos trabalhadores e da falta de soluções efetivas, os gestores optaram por assumir a gestão do SAMU através do Cisnorpi, rompendo assim com a antiga gestão e implantando uma série de melhorias.

Com a contratação da empresa Samais Gestão em Saúde e a chegada de ambulâncias novas, nova sede regional e equipamentos, o serviço passou a operar dentro daquilo que se espera, oferecendo aos usuários a rapidez necessária com uma estrutura adequada.

O resultado é que desde o começo do ano a realidade do SAMU é drasticamente diferente daquilo que se via até o fim do de 2022. As mudanças são motivo de comemoração por parte do presidente do Cisnorpi e prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares.

“Tentamos várias soluções, mas o que realmente resolveu foi assumir a gestão e trazer essa gerência para o Cisnorpi, onde debatemos os problemas, entendemos a demanda e, com todos os municípios envolvidos, podemos chegar às soluções de uma maneira efetiva e transparente”, explica.

“Era um desejo de toda a comunidade e que foi amplamente discutida, chegando à conclusão que era a única saída para que os pacientes da nossa região tivessem um atendimento digno. Felizmente hoje a realidade tanto dos usuários como dos servidores do SAMU é outra, muito melhor, e com expectativas de cada vez mais melhorias”, completa o presidente do consórcio.

Botão Voltar ao topo