Imprensa Alep
Por meio de um projeto de lei apresentado nesta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), está propondo a criação, no Estado do Paraná, do serviço de Disque-Denúncia Contra a Proliferação do Mosquito da Dengue e Outras Arboviroses (Disque-Dengue).
O objetivo, explica o deputado, é criar um canal direto de atendimento entre a população e as autoridades responsáveis pelo controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, permitindo uma ação rápida e efetiva no combate aos focos do mosquito e na prevenção das doenças por ele transmitidas. O “Disque-Dengue” deverá ser gratuito e manterá, a critério dos denunciantes, o direito ao sigilo sobre suas informações pessoais.
Por meio de requerimento de plenário, também desta terça-feira, o deputado informou ao governador Ratinho Junior que tomou a iniciativa legislativa do projeto de lei do dique-dengue.
“A criação desse serviço, através do número telefônico de três dígitos, é uma medida essencial para garantir a saúde pública e a segurança dos cidadãos paranaenses, contribuindo para a promoção de um ambiente saudável e livre da proliferação do mosquito transmissores de doenças. É uma questão de saúde pública, diante do aumento de casos de dengue em nosso Estado”, defendeu Cobra Repórter.
O aumento de casos dessas doenças tem sido constante no Estado, representando uma ameaça à saúde pública e exigindo medidas efetivas para o seu controle. Segundo os boletins disponíveis no mês de março de 2023 pela Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná atingiu 6.851 casos de dengue, distribuídos por 253 municípios, representando uma alta de 27%.
Um dos municípios com maior casos da doença é Londrina, que registrou com 2.188 casos neste ano. Em uma semana, o aumento de notificações foi de 31%. Nas unidades de saúde de Londrina, não param de chegar pessoas com sintomas da doença.