Assessoria
O deputado Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara, destacou nesta segunda-feira, 17, o saldo de R$ 60 milhões do Paraná junto ao Pronasci e que o Estado vai receber ainda três das 40 unidades da Casa Mulher Brasileira que serão construídas no País com recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública. “O Paraná está recebendo os recursos federais e vai integrar todos os programas – como Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida – retomados pelo presidente Lula. Este é mais um exemplo de uma série que ministros e o próprio presidente estarão anunciando nos próximos dias”, disse.
Zeca Dirceu participou na sexta-feira, 14, do lançamento da segunda fase do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania no Paraná. O ato foi realizado em Curitiba pelo ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança) com a presença do governador Ratinho Junior, deputados e autoridades estaduais. “O senhor governador ainda tem alguns milhões, creio que uns R$ 60 milhões, na conta do fundo de segurança pública destinado ao Paraná”, disse Flávio Dino ao entregar 50 viaturas e uma série de armas, munições e equipamentos para reforçar o enfrentamento à violência contra a mulher e nas escolas e equipar toda a área de segurança pública do Estado.
“Quando esse valor chegar a zero, saiba que no dia seguinte, o Ministério vai reabastecer o fundo de segurança para o estado do Paraná”, completou Flávio Dino que anunciou que o Paraná vai receber três unidades das mais de 40 Casas da Mulher Brasileira que serão construídas nos estados.
“O ministro nos adiantou que vai voltar ou mandar equipe da Secretaria Nacional de Segurança Pública para Guaíra e Querência do Norte para ampliar e melhorar as ações conjuntas na fronteira brasileira com o Paraguai”, afirmou Zeca Dirceu.
CMB
Das 50 viaturas entregues pelo governo federal, 41 viaturas serão usadas pelas polícias Militar, Civil, Penal e Científica, Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Segurança Pública, nove servirão para a Patrulha Maria da Penha. O Paraná recebeu ainda nove drones, 65 pistolas 9 mm, 76,9 mil munições, além de outros equipamentos.
“O Paraná tem recursos disponíveis e terá mais para os programas voltados à segurança na fronteira”, disse Flávio Dino na cerimônia. Lançado em março pelo governo federal, o Pronasci II foi dividido em cinco eixos e tem como prioridade, neste primeiro momento, o enfrentamento à violência contra a mulher e a diminuição dos índices de feminicídio.
O Paraná tem uma unidade da Casa da Mulher Brasileira (CMB) em Curitiba e outra em construção em Guarapuava. No espaço, as mulheres têm atendimento jurídico, social e psicológico, além de estrutura para o Ministério Público, Poder Judiciário, Delegacia da Mulher ou da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar. O principal objetivo da CMB é integrar os serviços da Rede de Enfrentamento à violência contra as Mulheres num só local, evitando, portanto, a revitimização e garantindo um atendimento integral.
O Estado conta, também, com 21 Delegacias da Mulher, destinadas a vítimas de violência localizadas em Arapongas, Apucarana, Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.