Da Redação
Prefeituras da região têm se manifestado publicamente pela manutenção da normalidade das aulas na rede pública de ensino, apesar dos inúmeros boatos que correm principalmente em mensagens de WhatsApp.
Nesta semana as prefeituras de Santo Antônio da Platina e Jacarezinho fizeram publicações oficiais em seus canais de comunicação no sentido de que, com novas medidas de segurança, as aulas seguirão o calendário regular e, até segunda ordem, sem nenhum tipo de alteração.
Embora sejam inúmeros os boatos e mensagens onde supostamente pessoas ameaçam instituições de ensino, o entendimento do poder público (tanto prefeituras como polícias Civil e Militar) é que, senão a totalidade, a maioria absoluta desses conteúdos não tem nenhum indício de que possa ser uma real ameaça contra a comunidade escolar.
O prefeito de Santo Antônio da Platina, José Coelho Neto, o professor Zezão, gravou um vídeo nesta semana onde afirma que, com novas normas de segurança, como portões fechados e restrição no acesso ao interior das escolas, as aulas seguem normalmente na rede municipal.
Ainda no começo da semana o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, também divulgou em suas redes sociais uma reunião entre integrantes da gestão municipal e o comando da Polícia Militar definindo medidas de segurança para garantir a normalidade das aulas. A prefeitura, inclusive, contratou seguranças para atuar em todas as escolas municipais.
Por parte da Polícia Militar, tem havido um reforço no policiamento ostensivo nas proximidades das escolas e a intensificação dos trabalhos do serviço de inteligência da corporação em diagnosticar e agir contra possíveis riscos.
Na terça-feira (11), por exemplo, a prefeitura de Santana do Itararé chegou a cancelar as aulas na rede municipal de ensino por boatos do gênero, que fizeram com que escolas públicas e privadas da vizinha Itaporanga (SP) adotassem a mesma medida.
As orientações, tanto de prefeitura quanto dos organismos de segurança, são de que qualquer conteúdo onde mensagens de ódio ou violência estejam expressados não sejam compartilhados ou difundidos em nenhum meio.
FANORPI
Nesta quarta-feira a Fanorpi, de Santo Antônio da Platina, emitiu um comunicado onde afirma que vai reforçar a segurança e criar um comitê de monitoramento sobre o tema, mas que as aulas e demais atividades da faculdade seguem normalmente. Outras faculdades e universidades da região devem adotar a mesma postura.