Da Redação
40% dos municípios da área de atuação da 19ª Regional de Saúde já registraram ao menos um caso de dengue no atual período epidemiológico, que vai de agosto do ano passado até julho de 2023. Os dados foram atualizados no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) desta terça-feira (21).
Até o momento, Jacarezinho, com 22 casos, e Cambará, com 21 confirmações da doença, aparecem com a maior reincidência de registros de dengue entre os 22 municípios abrangidos pela Regional de Saúde.
Também há casos de dengue confirmados em Barra do Jacaré (08), Figueira (01), Guapirama (01), Ibaiti (09), Ribeirão Claro (01), Santo Antônio da Platina (01) e Wenceslau Braz (01). No total são 66 casos da doença na somatória dos 22 municípios durante o atual período epidemiológico. Felizmente não houve óbitos.
Como ainda há um importante número de casos em investigação, como nos casos de Cambará (54), Jacarezinho (24) e Santo Antônio da Platina (29), a tendência que os dados atuais tenham crescimento no decorrer das próximas semanas.
A 19ª Regional de Saúde tem atuado junto às prefeituras para a realização de ações de combate e prevenção à dengue e a orientação é que os moradores se atentam para locais que possam acumular água parada.
ESTADO
Em todo o Estado, o informe semanal da dengue atualizado aponta 1.872 casos a mais do que na semana anterior e dois novos óbitos provocados pela doença. O período epidemiológico soma agora 8.723 casos e oito óbitos confirmados no Estado.
Os dois óbitos divulgados nesta semana são de mulheres de 42 anos com comorbidades, residentes dos municípios de Paranaguá e Foz do Iguaçu. Dos 399 municípios paranaenses, 268 registram casos confirmados de dengue.