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Pequenos negócios ampliam presença digital para conquistar clientes

Levantamento aponta que o WhatsApp é usado por 76% das empresas paranaenses; 92% das micro e pequenas que estão em alguma rede social contam com perfil no Instagram

Imprensa Sebrae

Mais de 55% das empresas paranaenses possuem redes sociais ou sites com a finalidade de divulgar produtos, fortalecer relacionamento com os consumidores e ganhar competitividade. O dado faz parte de um levantamento inédito, realizado pelo Sebrae, que confirmou as mudanças pós-pandemia e demonstra que a presença digital dos pequenos negócios está cada vez mais forte.

Segundo o levantamento, na hora de oferecer serviços e produtos, por exemplo, os meios digitais são utilizados por 65% dos empreendedores. Além disso, reservas ou vendas on-line são realizadas por 45% das empresas ouvidas.

A pesquisa Transformação Digital nos Pequenos Negócios – Edição 2022, entrevistou 6.345 donos de pequenos negócios de todas as regiões do Brasil entre 25 de julho e 27 de setembro de 2022. Nesse universo estão microempreendedores individuais (MEI), além de donos de micro e pequenas empresas (MPE) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que atuam nos setores do comércio, serviços e construção.

“O avanço na transformação digital tem permitido, e até forçado, as empresas a entrarem nas redes sociais ou websites, muito pela forma com que o cliente consumidor passou a se comportar. Quando os hábitos de consumo mudam, as pessoas passam a buscar comodidade, facilidade e experiências diferentes. Isso faz o mercado se movimentar e exigir que as empresas se adequem, seja por oportunidade, seja pela necessidade de sobrevivência”, indica o consultor do Sebrae/PR, Willian Braga Tomaz.

Aumento nas vendas

Um dos exemplos é a empresária Mariza Baldissera, de Guarapuava, região centro-sul do Estado, que atua no ramo de perfumaria de importados. No início, segundo ela, as redes sociais da empresa, a exemplo do Instagram, misturavam conteúdos pessoal e profissional, não atingindo de forma impactante o público-alvo.

“A pandemia foi um divisor de águas na história da Perfumari Guarapuava. Diante de todas as restrições impostas pela Covid-19, optamos pela contratação de um profissional para gerenciar nossas redes sociais. Com isso, demos um salto de 150% nas vendas com uma presença digital fortalecida”, conta.

Ela relata que 85% das vendas efetuadas são provenientes da visibilidade através do Instagram e, com um pouco menos de efetividade, por meio do Facebook.

“O primeiro contato acontece pelas redes sociais e, por lá mesmo, disponibilizamos três números de WhatsApp para finalizar a venda. Também utilizamos esse canal para o pós-venda e para fidelizar a carteira de clientes”, comenta.

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