Unidade avançada deverá funcionar em Santo Antônio da Platina a partir de novembro, em área cedida pelo município
Da Redação
O deputado Luiz Cláudio Romanelli confirmou no final da tarde desta quarta-feira (15), que o governo estadual, através da Secretaria de Saúde do Paraná, vai liberar cerca de R$ 1 milhão para adequação do prédio onde deveria funcionar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), cedida ao Hospital do Câncer de Londrina (HCL) juntamente com mais uma área urbana para futuras ampliações.
“Trata-se do que chamamos de verba carimbada, que pode ser liberada pelo Estado a qualquer momento dependendo apenas do Município”, assinalou Romanelli, ressaltando a importância da unidade para uma região que agrega mais de 300 mil habitantes, que recorrem à unidade de Londrina do Hospital do Câncer.
O prédio construído para abrigar o projeto da UPA foi concluído nos últimos meses da gestão do ex-prefeito Pedro Claro de Oliveira. Logo em seguida assumiu a administração o atual prefeito Joé da Silva Coelho Neto, mais conhecido por Professor Zezão, cuja equipe considerou inviável a destinação da unidade, que depende da participação de outros municípios para viabilizar-se economicamente.
Há cerca de 6 anos sem uso, a edificação sofreu com a ação de vândalos e ladrões de fios, entre outros itens, necessitando agora de investimentos imediatos para funcionar.
Grande conquista
A cessão do prédio e doação da área para o HCL acontece no final de 2022, em solenidade que contou com a participação da Diretoria Executiva do Hospital do Câncer de Londrina, representada pelo presidente Francisco Ontivero, e membros do Conselho Gestor da instituição que estiveram em Santo Antônio da Platina para assinatura da escritura de doação de um terreno no município.
A doação do terreno, que foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Platina no ano passado, viabilizará, futuramente, o funcionamento de uma unidade de prevenção e diagnóstico do Hospital do Câncer.
Com isso, centenas de pacientes do Norte Pioneiro serão beneficiados com acesso facilitado a estes serviços, favorecendo o diagnóstico precoce e o encaminhamento agilizado para o tratamento quando necessário.
Futuramente, a unidade também poderá ser ampliada para outras áreas e serviços.
Vale lembrar o papel desempenhado pelo empresário Guerino Zanetti, mais conhecido por Nego Baterias, que é membro do Conselho do Hospital do Câncer de Londrina e que atou decisivamente para esta conquista.