Geral

Governo avança na definição do novo piso nacional da enfermagem, afirma Zeca Dirceu

Assessoria

O ministro-chefe da Comunicação, Paulo Pimenta, reiterou nesta sexta-feira, 10, ao deputado Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara, o esforço do governo Lula, que de forma interministerial, está comprometido e trabalhando em várias frentes para acelerar a definição do novo piso nacional da enfermagem.

“O presidente Lula e todos os ministros e ministras envolvidos nessas ações valorizam a luta histórica da categoria por merecido reconhecimento salarial e a importância desses trabalhadores essenciais para o funcionamento de todos os serviços de saúde do Brasil”, reforçou o deputado paranaense.

O ministro Pimenta explicou que, desde o período de transição, o governo, por meio do Ministério da Saúde, definiu esse tema como uma das prioridades e mantém diálogo constante com todas as entidades que representam a categoria, sindicatos, parlamentares e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para debater e construir de forma conjunta e democrática as soluções e subsidiar a elaboração do auxílio federal aos estados e municípios para implementação do piso.

Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação, ainda em fevereiro, um grupo de trabalho interministerial foi instituído para avançar, de forma célere, no texto final da Medida Provisória para implementação do novo piso. O GT reúne Casa Civil, Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Advocacia-Geral da União (AGU). O Ministério da Saúde ficou responsável pela definição de critérios de rateio para os repasses aos estados e municípios.

“Os desafios para unir e reconstruir o país são grandes. Temos muitas urgências, mas a nossa responsabilidade e disposição são ainda maiores e certamente o governo não irá negligenciar uma pauta tão importante para os profissionais da saúde”, disse Zeca Dirceu.

Botão Voltar ao topo