Das 333 vagas previstas para este ano, 283 já estão disponíveis para contratação imediata
Assessoria
Paraná, março de 2023 — O Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade filantrópica que atua na inclusão de adolescentes e jovens em vulnerabilidade no mercado de trabalho, venceu licitação e será a entidade formadora responsável pelo programa de aprendizagem da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) pelos próximos dois anos.
A expectativa é preencher mais de 333 vagas de jovem aprendiz no ano de 2023, sendo que 283 já estão abertas. Até o final de março, serão abertas mais 50 vagas. A carga horária varia de 20 a 30 horas semanais, distribuídas no Estado do Paraná, em conformidade com a necessidade da Sanepar. Os interessados em se candidatar às vagas devem ter entre 14 e 24 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Estas e outras vagas no estado do Paraná podem ser acessadas aqui.
Formação para o Mundo do Trabalho
Para aqueles que procuram sua primeira oportunidade de emprego, mas ainda não se sentem preparados e seguros o suficiente, o Espro oferece um curso de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) totalmente gratuito e focado no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes demandadas pelas empresas. Temas como ética, cidadania, diversidade, solidariedade e respeito serão trabalhados nesta formação. Os participantes também terão acesso a conhecimentos de marketing pessoal e postura profissional, trabalho em equipe, processos de comunicação, educação financeira, empreendedorismo e rotinas organizacionais.
As atividades são diárias, de segunda a sexta, e duram 4 horas. A carga horária total é de 100 horas.
Em Curitiba, serão 10 turmas de FMT durante o ano, com 35 alunos em cada. As primeiras turmas iniciam as atividades no dia 28 de fevereiro. As aulas são presenciais e acontecem nos períodos da manhã e da tarde. O Espro possui também 25 vagas para a modalidade tablet do FMT, com início previsto para o mês de abril. Serão duas turmas, com 12 alunos no período da manhã e 13 à tarde. Este formato é voltado aos jovens da região metropolitana de Curitiba. A própria entidade empresta os tablets e os chips com plano de internet para que os jovens possam cursar.
As inscrições são contínuas e devem ser feitas no site do Espro.
Outras localidades do Espro no estado do Paraná com vagas de FMT são as cidades de Londrina (140) e Cascavel (35).
Sobre o Espro
O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade cumpre cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.
O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.
Em 43 anos de existência, a entidade encaminhou 430 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.
As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.
O Espro tem 8 filiais e 50 núcleos regionais espalhados pelo Brasil, alcançando 919 municípios, capacitando anualmente mais de 20 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).