Da Assessoria
Após questionamento do deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, solicitando uma posição em relação às condições da BR-153, a Transbrasiliana, trecho que corta o Norte Pioneiro, e a situação da ponte do rio Ubá, palco de acidentes por conta de duas lombadas construídas na pista de rolamento.
O órgão esclareceu ao parlamentar que: ” o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT/DF conforme análise da área técnica, informa que a Superintendência Regional do DNIT no Estado do Paraná tem acompanhado a situação da referida obra, que se encontra, no momento, estável e sem obstruções que possam interromper ou comprometer o tráfego. E que há tratativas iniciais, no âmbito do programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas -PROARTE, para elaboração de um projeto de engenharia para reabilitação e reforço da referida ponte, cuja execução das obras ocorrerá oportunamente, conforme disposto nos projetos.”
Recentemente, o deputado que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), encaminhou ofícios ao DNIT, já que trata-se de um trecho federal, e a outros órgãos de transportes federais e do Paraná, solicitando a manutenção, em caráter de urgência, da ponte do Rio Ubá, no Km 33 da BR 153 trecho entre Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, no Norte Pioneiro.
Em todos os encaminhamentos, cobrou ações urgentes para resolver as dificuldades que os moradores do Norte Pioneiro enfrentam diariamente na Transbrasiliana, fazendo apelo por soluções conjuntas para a situação grave das estradas do Paraná. Na ocasião, o parlamentar registrou a grave situação. “A condição é tão ruim que daqui a pouco não se vai mais falar em conservação de rodovias, mas em reconstrução, porque elas estão degradadas e as pessoas estão morrendo sem uma solução para isso”, destacou Lupion.
Segundo Pedro Lupion essa primeira posição do DNIT corrobora com a necessidade de permanecer atento à brevidade da solução. ” Não vamos deixar de acompanhar a recuperação do trecho em questão, haja vista que o problema está causando transtornos na região pois há um significativo fluxo de veículos especialmente veículos de carga e, consequentemente, podendo vir a causar não somente maiores danos na estrutura, mas também outros acidentes”, aponta o deputado.
Foto da Assessoria para divulgaçã