Imprensa Uenp
A Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE), atrelada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, recebeu o conceito A4 no Qualis Periódicos em sua primeira avaliação. A classificação é feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O Qualis é um sistema de classificação de periódicos para a avaliação de programas de pós-graduação. O resultado foi constituído a partir das apurações realizadas durante a Avaliação Quadrienal 2017-2020 pelas 49 áreas de avaliação. A lista preliminar está disponível AQUI (opção Qualis).
A REPPE (ISSN: 2526-9542) surgiu em 2016 atrelada à abertura do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Seu primeiro volume foi publicado em 2017. De periodicidade semestral, a revista aceita artigos resultantes dos processos de desenvolvimento e análise e implementação de produtos e processos educacionais, além de pesquisas teóricas na área de Ensino voltadas ao contexto educacional em seus diferentes níveis e modalidades.
A revista registra cerca de 10 mil acessos anuais e visualizações de mais de 200 municípios de países como Brasil, Estados Unidos, Portugal, Noruega, China, Angola, Ucrânia, México, República Dominicana, Moçambique, Chile, Japão, Hong Kong e Alemanha.
A revista é editada pelo PPGEN/UENP em parceria com o PPGEN da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Atualmente, está indexada nos diretórios DOAJ, Diadorim, Google Acadêmico, Latindex e Sumários.org, com Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
O editor-gerente da REPPE, Pedro Henrique Carnevalli Fernandes, fala sobre o significado da conquista. “A classificação da revista evidencia o árduo trabalho de inúmeros colaboradores, avaliadores e editores, sobretudo o professor João Coelho Neto, editor-gerente entre julho de 2017 e julho de 2022, a professora Marília Bazan Blanco, editora-associada, e a qualidade dos artigos publicados no periódico”, reflete.
Pedro ainda destaca que, em seis anos, os números e o alcance da REPPE são expressivos. Nesse período, foram 12 edições, 111 artigos publicados, 281 autores com artigos publicados, 1362 usuários cadastrados, 25 membros do conselho científico, 235 avaliadores e quase 70 mil acessos aos artigos publicados. “Esses dados contemplam a realidade de diversas regiões do Brasil e até de outros países. Além disso, a classificação A4 alcança 12 áreas do conhecimento: Administração pública e de empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Astronomia/ Física; Ciências Biológicas I; Ciências Biológicas II; Educação; Ensino; Geografia; Interdisciplinar; Linguística e Literatura; Psicologia; Química; e Saúde Coletiva”, informa.