Assessoria
O Paraná recebeu nesta semana do Ministério da Saúde, o primeiro lote de 32.400 doses da vacina bivalente da Pfizer contra a covid-19. Outras 997.476 doses estão previstas para as próximas semanas para a primeira fase da Campanha Nacional de Imunização que começa no dia 27 de fevereiro. “Vamos vacinar. Ninguém vai virar jacaré. Vamos acabar com o negacionismo e salvar vidas”, disse o deputado Zeca Dirceu (PT) ao destacar a importância da mobilização das autoridades sanitárias, prefeituras, equipes de saúde e até professores na campanha em cada cidade paranaense.
Zeca Dirceu alertou ainda das novas regras do Bolsa Família que condicionam o benefício aos pais e mães ao comprovante de matrícula na escola e à caderneta de vacinação em dia. “Temos que ampliar a cobertura vacinal que impede doenças como a covid, poliomielite e sarampo. É uma responsabilidade de todos nós: governos, mães, pais, filhos, entidades e da sociedade civil organizada. Vamos voltar a ser referência mundial de campanhas de vacinação”.
Segundo o deputado, o governo federal vai mobilizar o Ministério da Educação, as escolas, os movimentos sociais, os gestores em vários níveis, os artistas. “Vai ser um movimento orientado pelo Ministério da Saúde, mas um movimento nacional com engajamento popular”, disse.
A ex-apresentadora Xuxa Meneghel será a embaixadora da campanha que vai resgatar e valorizar o personagem Zé Gotinha. “O Zé Gotinha vai incentivar a vacinação e combater as fakes news espalhadas nos últimos quatro anos contra as vacinas. Inventaram todo tipo de história que enganou a população”, disse.
Covid
Pelo Programa Nacional de Imunizações, na primeira etapa serão vacinadas contra a covid as pessoas de 70 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, a partir de 12 anos, trabalhadores da saúde, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Outras quatro fases devem completar o cronograma para o reforço da vacinação.
O envio das vacinas de forma fracionada é uma estratégia do governo federal para garantir o armazenamento dos frascos na Rede de Frios estadual, já que o quantitativo ultrapassa mais de um milhão de doses. Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas que receberam somente uma dose da vacina monovalente, devem se vacinar com a segunda dose antes de receber a bivalente.
A segunda etapa da campanha nacional está prevista para a partir de março e engloba pessoas de 60 a 69 anos. A terceira etapa abrange gestantes e puérperas, enquanto a quarta será direcionada a trabalhadores de saúde. Já a quinta fase será voltada à vacinação de pessoas com deficiência permanente.
(com informações da Agência Estadual de Notícias)