Jacarezinho

Missão Calebe encerra com culto de gratidão

Evento marca a formatura da Escola Cristã de Férias em Jacarezinho; projeto visa pregação de evangelho por meio de boas ações e ajuda ao próximo

Departamento de Comunicação IASD Central Jacarezinho

O projeto Missão Calebe encerrou a edição deste ano na cidade de Jacarezinho, mais precisamente no bairro Aeroporto com um culto de gratidão e a formatura da Escola Cristã de Férias (ECF), realizada com crianças de 6 a 10 anos no bairro durante quase uma semana.

O culto e a formatura aconteceram no último sábado, dia (4), às 19h30 na Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) do bairro Aeroporto, localizada na rua Guioxim, 3412 na Vila Leão. Dezenas de famílias compareceram e acompanharam a felicidade das crianças ao receberem uma lembrancinha e o certificado de conclusão da ECF e se confraternizaram ao final com açaí e cupuaçu ofertado pelos irmãos da igreja.

Os calebes, como são conhecidos os voluntários do projeto, destinam parte de suas férias para a pregação do evangelho na prática com boas ações e ajuda ao próximo. Em Jacarezinho, o projeto deu o pontapé inicial com uma Feira de Saúde realizada no domingo dia 22 no Colégio Estadual Anésio de Almeida Leite no bairro Aeroporto.

A feira contou com voluntários da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) e amigos que doaram seu tempo e recursos para ajudar o próximo. Aconteceram durante a Feira de Saúde, exposição sobre os oito remédios naturais (Água, ar puro, alimentação saudável, exercício físico, repouso, temperança, luz solar e confiança em Deus), além de outras atividades para a população.

Foram realizados cortes de cabelo, pintura facial em crianças, doação de roupas e sapatos, testes de saúde, massagens e orientações sobre saúde, bem estar, espiritual e ainda atendimento gratuito com advogados. A Escola Cristã de Férias aconteceu de terça dia 24 de janeiro até sábado, dia 28.

Na sexta-feira, dia 27 de janeiro aconteceu na IASD do bairro Aeroporto em Jacarezinho o lançamento da Caravana Calebe que contou com participação do pastor Giliard Ferreira, líder de jovens para o Norte do Paraná, o pastor Edy Peixoto, líder de desbravadores para a mesma região, o pastor Antônio Carrafa, líder de evangelismo, o pastor Montano de Barros, presidente da Associação Norte Paranaense da IASD, responsável pelas igrejas no Norte do Paraná e ainda pelos cantores da TV Novo Tempo, o casal Dilson e Débora.

Durante o Missão Calebe em Jacarezinho, foram feitas ainda distribuição de livros missionários, cultos especiais, apresentações com música, adoração, arrecadação e distribuição de alimentos, revitalização da pintura do muro do Colégio Estadual Anésio de Almeida Leite, sem custos para o colégio e doação de uma geladeira para uma família carente que necessitava do eletrodoméstico.

Desde a sua adoção no território da Divisão Sul-Americana, a Missão Calebe tem sido um instrumento importante para incentivar os jovens no cumprimento da missão adventista. Este ano, a Missão Calebe no norte do Paraná conta com 3042 calebes inscritos espalhados por toda a região, desde Maringá até Carlópolis. Somente no distrito de Ribeirão Claro, onde pertencem às igrejas de Jacarezinho, a própria de Ribeirão Claro, Carlópolis e Joaquim Távora, foram 103 calebes inscritos que estão trabalhando na missão em Jacarezinho.

Missão Calebe
A Missão Calebe é um programa evangelístico da Igreja Adventista do Sétimo Dia desenvolvido no território da Divisão Sul-Americana (DSA). Seu objetivo é promover a participação de jovens adventistas no serviço voluntário durante as férias. O projeto incentiva qualquer pessoa com mais de 16 anos a participar ativamente na divulgação e evangelismo comunitário através de visitas domiciliares, estudos bíblicos e outras atividades. Aqueles que participam da Missão Calebe são chamados de “calebes” e normalmente vão para o campo missionário vestindo camisetas, carregando mochilas, Bíblias e outros materiais estampados com a logo e o nome do projeto.

Em 2005, Nora Souza, Leonardo Luís e Estatielma Caires se uniram em uma iniciativa para arrecadar alimentos e ajudar pessoas necessitadas. Esses três jovens viviam no município de Cordeiros, no interior da Bahia, a cerca de 660 quilômetros da capital do estado. Foi nesse pequeno município, com aproximadamente de sete mil habitantes, que o trio teve a ideia de convidar outros jovens estudantes para realizar um projeto missionário e comunitário durante 15 dias, no período de férias escolares.2 Essa ideia chamava-se inicialmente Dízimo do Ano, como ficou conhecido em 2005 e 2006.3 A proposta foi posta em prática e a primeira edição do programa ocorreu em janeiro de 2006, no Centro Ceraíma, na cidade de Guanambi. O empenho de cinquenta jovens voluntários resultou no batismo de 38 pessoas.

Botão Voltar ao topo