Só de imaginar a possibilidade de ter o celular espionado já é desconfortável, não é mesmo? Confira estas dicas e evite passar por isso.
Bruna Machado
Um medo compreensível é o de ter alguém espionando as suas atividades em seu smartphone. Hoje, os celulares são um objeto de uso pessoal, que contêm dados bancários, pessoais, entre outras coisas particulares que não queremos que cheguem ao conhecimento de terceiros.
Por isso, descobrir se você está sendo espionado e saber evitar tal situação é de extrema importância
Existem diversos programas e aplicativos que podem ter como intenção espionar e monitorar as ações feitas no dispositivo. São os chamados spywares e stalkerwares, aplicativos maliciosos que, depois de instalados, são capazes de registrar tudo o que é feito no aparelho.
Mas qual é a diferença entre esses dois tipos de programa? Os stalkerwares precisam ser instalados de forma direta no aparelho, ou seja, os golpistas precisam ter o celular em mãos para instalar esse aplicativo e acompanhar a utilização do dispositivo.
Os stalkerwares geralmente são instalados nos celulares por parceiros possessivos ou pais que têm como intenção ficar de olho na rotina e nas conversas de seus filhos.
Por isso, descobrir se você está sendo espionado e saber evitar tal situação é de extrema importância.
Já os spywares são instalados no seu celular indiretamente, muitas vezes de forma imperceptível, junto a outro software. Por exemplo, quando se instala um aplicativo em uma fonte não confiável, junto a ele pode estar sendo instalado um spyware.
Ambos os aplicativos possuem uma só intenção: registrar os dados de quem utiliza o aparelho e informá-los a terceiros, sejam estes conhecidos do usuário ou não.
Quer saber se está sendo espionado? Preste atenção aos sinais
Mesmo que não haja uma fórmula certa para descobrir se alguém está te espionando por meio do seu celular, existem pistas que podem indicar a situação.
Fique atento se a sua bateria está descarregando repentinamente e se seu celular está esquentando mais que o comum, mesmo sem estar sendo utilizado.
Aplicativos abertos sozinhos, mensagens visualizadas, notificações abertas, aplicativos instalados automaticamente, extensões instaladas no navegador, ligações e mensagens enviadas, tudo isso pode ser um forte sinal de que seu celular está sendo vigiado.
Se o seu celular está estranho desde que você baixou um aplicativo, fique atento, pois isso pode ser um sinal de que alguém está espionando o dispositivo.
Como evitar a instalação de programas maliciosos?
Para evitar que alguém instale um programa em seu celular, é importante não o deixar à vista onde qualquer um tenha acesso. Utilize senhas e não as compartilhe com ninguém.
Para não instalar um spyware sem querer, evite instalar apks em seu celular. Prefira sempre baixar aplicativos por meio das plataformas oficiais.
Não clique em links suspeitos, principalmente compartilhados no WhatsApp ou em outras redes sociais, como Twitter e Instagram. Por fim, mantenha o seu antivírus sempre atualizado, para que ele possa proteger o seu aparelho de forma mais eficiente.